Quando o Tatá estava aproximadamente com 5 meses e queria ficar em pé fiz uma "caixa dos tesouros" para ele.
Passados mais de sete meses ela ainda existe, e ele brinca sem parar.
É bem simples de montar, basta fazer três furos em forma de círculos na parte de cima (de tamanhos diferentes), e dois quadrados em cada lado. Depois é só decorar de acordo com o cliente!
Eu gosto que o Tatá participe de tudo. E isso significa que vai demorar bem mais, entretanto com esta atitude a criança cria um vínculo de pertencimento bem maior ao brinquedo e inicia-se uma ideia de "artista ou fazedor" do mundo.
Dentro da caixa coloco desde objetos inusitados que nunca viu, até os já conhecidos. Com isso a brincadeira fica divertida e inúmeras ações/reações acontecem, estimulando a curiosidade, equilíbrio, coordenação motora, imaginação, destreza,etc..
Outra coisa bem interessante que surge é a socialização. Sempre que vou a um evento onde terá mais crianças levo a caixa. É ótimo ver um monte delas rodeadas tentando ver o que tem dentro, tirando os objetos e brincando juntas. O Tatá até fez novos amigos por conta desta caixa!
Infelizmente perdi algumas fotos num erro de computador (sabe aquela peça que fica na frente da tela? kkkk), e por conta disso tirei fotos recentes da sua interação só para postar aqui. Uma pena mesmo porque ele fazia cada malabarismo para se debruçar ou alcançar os brinquedos!
Às vezes ele tenta tirar peças grandes dos buracos pequenos, e fica aborrecido por não conseguir, isso é muito bom porque faz com que solucione o problema de outra forma. Ou seja, a caixa também serve para estimular o raciocínio lógico e adquirir conceitos como: "esse é muito GRANDE, não passa pelo buraco PEQUENO"!
Na fase do "esconde tudo" é um ótimo lugar para iniciar a busca daqueles objetos perdidos que você nunca acha! Com isso até comida encontro ali... kkk !
Quando fiz a caixa o Tatá colocou na boca vários dos pedacinhos de papel e ficou cheio de durex pelo corpo, mas foi muito divertido ter sua ajuda para montar o brinquedo. Então, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, tenho a caixa como um referencial do seu crescimento. No começo você ficava pendurado para conseguir colocar seus olhos nos buracos, depois foi muito legal ver você arrastando a caixa por todos os lados quando começou a caminhar, e hoje você pega ela com tanta facilidade para levar em todos os lugares da casa! É muito bom ver você crescer! E é muito bom ver um brinquedo durar tanto e ser tão seu companheiro. Te amo filho
own coisa linda! amo ver os bilhetinhos para Tatá. Como é bom sentir esse amor e ver esse amor nos outros!
ResponderExcluirObrigada Mona Line. Amor é a palavra e o silêncio que nascceu quando o Tatá chegou. Super beijo para vc!
ResponderExcluirAdorei essa ideia também Lesly!
ResponderExcluirAndreia espero que você e seu baby se divirtam bastante! super beijo...
ResponderExcluirNossa, quanta ideia legal. Conheci seu blog hoje e já estou amando. Meu baby tem 1 anos e 11 meses, acha interessante também pra essa faixa etária ?
ResponderExcluirOi Iasta, que bom que está gostando. Veja acho super válido qualquer atividade para qualquer idade, porque cada criança vai interpretar e ganhar conhecimentos de diferentes formas. Uma outra dica na caixa dos tesouros é pedir à criança que desvenda o objeto antes de tirá-lo de dentro da caixa. Esse tipo de adivinhação é fantástico para treinar o tato, a imaginação e instintos dos pequenos. Super beijos e obrigada pela visita!
ResponderExcluir