Numa tarde de dia quente coloquei espuma na pequena piscina do Tatá e deixei ele totalmente livre. Acompanhado de algumas coisas como copo, bandeja e pazinha ele ficou um bom tempo brincando tranquilo, mas de repente ele saiu correndo, entrou na cozinha em passos lentos e foi pegar uma fralda que estava na cadeira.
Pensei rápido, será que ele quer se enxugar? Mas ele foi mais rápido ainda e voltou para seu canto, e do nada começou a lavar a fralda.
Achei a ação bem curiosa, já que aqui em casa não lavo roupas na mão.
Ele mergulhava a fralda e retirava-a para observar a água escorrendo junto com a espuma. Fez isso inúmeras vezes.
Também fazia algo parecido como esfregar a fralda no chão igual as lavadeiras de cachoeiras. Achei muito engraçado.
Em outros momentos ele passava a fralda por seu corpo, além de experimentar o gosto do sabão!
Essa brincadeira do "faz de conta" auxilia a criança a codificar o mundo que a cerca, de forma que possa incorporá-lo com segurança para iteragir melhor com o meio.
As leituras (de mundo) infantis são consideradas re-leituras apenas pelo nosso olhar. Para ela sua vivência é a mais pura interpretação da realidade, no seu mundo não existe certo ou errado, tudo é concreto, tudo é ação "do aqui e agora", por isso proporcionar atividades livres (sem nenhum direcionamento) só enriquece a aquisição de diferentes inteligências.
O sabão ultrapassou totalmente a área da brincadeira indo parar até na sala e o Tatá ficou molhado da ponta do pé até o mais fino fio de cabelo. Mas vou deixar de proporcionar algo tão legal? Não! Então, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, você levou cada tombão no chão frio da cozinha que fez meu coração gelar, mas ver você levantar para continuar a brincar não tem preço. Te amo!
que sabão vc utilizou? certa vez deixei meu filho brincar c detergente e só depois lembrei q eu tenho alergia... mas nao deu nada nele nao...
ResponderExcluirOi Tatiana, tudo bem? Eu usei o shampoo do Tatá, que não irrita os olhos e faz muita espuma! Dá super certo! Um beijão e boa brincadeira!
ResponderExcluir