Depois que passou o aniversário de um ano do Tatá muitas coisas da decoração ficaram num canto da edícula só esperando uma intuição para reutilizá-las, e a primeira que entrou na brincadeira foi a pirâmide de isopor.
Primeiro pensei em contextualizar as pirâmides do Egito, depois pensei em fazer recortes para colagens, até um porta-foto veio na mente, mas acabei vendo uma boa oportunidade para o Tatá explorar o movimento do pincel com a "força" adequada, já que muito leve não daria certo e muito forte iria quebrar o isopor.
Para tanto dei um pincel bem grande, assim ficaria um pouco mais fácil para ele perceber as mudanças de força.
Entretanto, a exploração da tinta em si e a interação com o corpo vem sempre em primeiro lugar, afinal é onde o baby pode sentir com mais clareza seu pertencimento ao momento proposto.
Ele amou pintar seus pés e pernas, e com isso via as cores se misturando. Também era garantido desta forma o aperfeiçoamento da sua coordenação motora.
Outra coisa interessante que aconteceu foram suas tentativas de abraçar a pirâmide e pintá-la com as mãos. A gente nunca pode imaginar previamente o que um exercício/brincadeira pode gerar. Seu equilíbrio foi intensamente provocado, suas "agachadas e levantadas" tornaram-se um excelente exercício físico.
O piso frio foi outro fator de dificuldade, porque gerou uma base escorregadia, fazendo com que o baby despertasse "mais rápido" o ajuste do seu equilíbrio.
Às vezes o Tatá perde para o piso! Fazer o quê? Mas é só levar na esportiva que está tudo certo!
Nós não terminamos essa pirâmide no mesmo dia, foram mais duas brincadeiras espassadas com a tinta, o que é legal, já que de certa forma trabalha a memória e a paciência do Tatá.
Suas pinceladas a cada encontro com a pirâmide tornam-se melhores e ele achou a força certa para conseguir fazer a arte.
Obviamente que não era nisso que ele pensava, sua farra sempre foi com a tinta, mas é assim que as brincadeiras funcionam, trabalham diferentes aspectos inimagináveis na mais pura aventura divertida!
O Tatá ficou todo lambuzado e a mamãe também! Ele levou alguns tombos engraçados e outros nem tanto, mas afinal, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, a pirâmide está toda pintada só esperando a segunda parte da intuição ativar na mamãe. Pena que ainda não leio seus pensamentos senão seria ótimo ter suas idéias complementando as minhas. Te amo!
Essa última foto é maravilhosa! Pura felicidade! :)
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Muiiito legal!
Obrigada Gisele, tb gosto muito do seu blog!
ResponderExcluirPois é, a cara do Tatá fiz tudo, felicidade pura!
Bjs
Que tinta vc utilizou? Quero fazer uma atividade como a sua.... Adorei a sua criatividade, é bom ter inspiracões. Obrigada
ResponderExcluirOi Anônimo. Essa é a tinta comestível, super fácil de fazer! Farinha, água e corante de alimentos. No Top10, na primeira brincadeira eu coloquei a receita. Super beijo e boas brincadeiras!
ResponderExcluir