terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bolas de gel coloridas.
Alescio07:49 8 comentários

Preciso começar esta publicação confessando uma coisa... Acho que esta brincadeira foi uma das mais interessantes que já fiz com o Tatá, e isso simplesmente porque ele se superou em questão de coordenação motora fina. Fiquei uma mãe babona só suspirando com o baby!

Pronto, depois do momento coruja vamos ao relato. Comprei bolinhas de gel (você encontra em floriculturas ou lojas do ramo da jardinagem e decoração), deixei descansando de um dia  para o outro em um litro de água conforme a indicação. Separei umas travessas nas cores correspondentes e alguns instrumentos de cozinha.

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Assim que o Tatá olhou tudo aquilo no chão e fez sua cara de "uau", sabia que a festa estava garantida. Primeiro ficou um tempo só observando, como se pensasse: "Nossa quanta coisa, por onde começo?"

E sem eu falar nada o danadinho foi explorar primeiramente os utensílios de cozinha.

 

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Eu havia colocado cada bolinha na travessa da mesma cor para  facilitar ao baby quando pedisse alguma delas. Também deixei uma bacia branca para que ali ele depositasse os pedidos.

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Mas antes de qualquer orientação eu deixo-o livre para ver e sentir conforme suas necessidades. Por conta disso ficou um bom tempo só experimentando as colheres naquele gel em formato de bola.

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Ficou transferindo de um lado para o outro e misturando as cores com quase todos os utensílios de cozinha.

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Somente depois disso comecei a pedir que ele pegasse determinadas cores e colocasse na bacia branca. Ele fazia isso com as mãos, mas também com as colheres. 

O Tatá errou algumas vezes, mas acho que isso aconteceu porque queria escolher as cores da brincadeira, além do que sua cor predileta ainda é o azul e acaba dando preferência a ela! 

Então tá! Sem atrapalhar suas preferências deixei-o livre para fazer suas descobertas e explorações.

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Essa atividade foi a que mais tempo durou até hoje, por volta de uma hora e meia, com um pequeno intervalo para troca de fraldas e para agasalhá-lo, já que o tempo estava chuvoso.

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Algumas bolinhas haviam estourado no chão com a queda e ele achou bem intrigante, então juntos amassamos com as mãos algumas delas, o que fez o baby exercitar bastante a musculatura da mão.  

Entretanto ele queria apenas estourá-las, e fez isso por uns bons 15 minutos. Para variar um pouco o estímulo ofereci duas garrafas plásticas e foi aí que começou meu encantamento.

Coordenação motora fina.

Primeiro ele colocou várias bolas dentro da garrafa e sem nenhuma indicação da minha parte. Depois gostou de colocá-las e tirá-las, mas de repente ele pegou a colher e equilibrou a bola (que é super escorregadia) e foi colocando cada uma dentro da garrafa.

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Quando caía ele corria atrás da mesma bolinha para reiniciar a façanha, e não desistia da até que ela entrasse na garrafa.

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Isso pode parecer bobo, mas não é. É um grande ganho de coordenação motora fina para a criança, e que pode levá-la à outros patamares do seu processo de crescimento físico, mental e emocional. 

Pulso firme para não deixar cair as bolinhas, mira precisa para acertar o buraco, trabalho com as duas mãos conjuntamente, perseverança para ultrapassar os obstáculos presentes, determinação para colocar uma após a outra, enfim, uma brincadeira simples e complexa ao mesmo tempo.

Fiquei muito orgulhosa, pois meu pequeno demostrou determinação e garra nessa brincadeira. Super concentrado mesmo ao som do maracatu de fundo!

Deu trabalho para achar as bolinhas? Um pouco! Sujou o piso? Quase nada! Então porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Meu amor sou sua fã! Só isso queria dizer hoje! Beijos no coração.
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8 comentários:

  1. Olá... que brincadeiras super legais e estimulantes você tem aqui!! Com certeza farei várias em casa com minha filha. Nessa brincadeira qual a idade do seu Tatá? Obrigada.

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  2. Oi Fabi, que bom que gostou das idéias. Coloque todas em prática sim, mas sem se preocupar com a idade, porque os ensinamentos que as crianças tem são muito singulares, cada uma tem uma visão particular da realidade que está construíndo, sendo assim em todas as idades e com qualquer brincadeira elas vão aprender coisas valiosas, mesmo que nós adultos não percebamos ou que vá no oposto da proposta inicial. Beijos e boa diversão!

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    1. Oi, Lesly.
      Mesmo assim acho interessante saber qual a idade do seu pequeno quando teve essa aquisição motora e cognitiva. Sei que cada bebê tem seu tempo nas aprendizagens e que cada um adquire algumas habilidades antes das outras, etc. Mas seria interessante pra mim saber. :D

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    2. Oi Fabi, tudo bem? Bom, vou ficar devendo essa, pelo seguinte motivo: como nunca me importei com a questão da classificação etária, nunca anotei quando o Tatá ganhou uma ou outra habilidade específica. Para ajudar minha memória nunca foi boa! Por isso não vou conseguir te responder quantos meses o Tatá tinha nesta brincadeira (ou em outras)! Entendo que você ache importante, mas queria novamente dar minha opinião sobre isso; quando ficamos preocupados com a idade esquecemos de olhar as necessidades reais dos nossos filhos. Já vi blogs onde as brincadeiras são classificadas assim: De 1 ano à 2, de 2 anos à 3; e o que normalmente acontece? Uma mãe que tem um filho de 1 ano não vai querer ver as brincadeiras feitas para os mais velhos! Mas acontece, que de repente, o filho dela consegue brincar com atividades direcionadas para os mais velhos (e vice-versa!), e aí uma oportunidade bacana deixa de acontecer. Eu ofereço para o Tatá brincadeiras que acho interessante, ou que percebo suas vontades, e aí não fico preocupada com os resultados. Eu analiso os efeitos ocorridos e percebo o que deu certo e o que não deu (no meu ponto de vista de adulto!). Entretanto, para ele (e todas as crianças), o que importa é a "bagunça", é a diversão, e não se conseguiu tal habilidade. Entende? Para mim o mais importante é o momento do brincar, já que automaticamente ele vai aprender e ganhar alguma coisa com isso. Eu não penso num resultado específico. Espero ter te ajudado! Super beijo para vocês!

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  3. Muito bacana suas brincadeiras, estou tomando nota de um monte aqui, vou poder adaptar várias delas pra nossa realidade!
    A pequena aqui tem 1a e 4m, e coloca tuuuuudo na boca (e olha que mama no peito), é ávida por experimentar integralmente tudo, por isso todas as brincadeiras tem q ser com coisas comestíveis ou atóxicas. Sabe dizer dessas bolinhas se são?

    Beijos,e parabens pelo blog!

    Natalia

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  4. Oi Natalia, tudo bem? Que bom que está gostando das brincadeiras, ficamos muito contente com isso. As bolinhas de gel são atóxicas sim (está escrito na embalagem), então pode ficar tranquila! Entretanto o melhor de tudo é você ficar sempre atenta, assim como fico com o Tatá. Ele passou rápido pela fase oral, mas nunca deixei de estar ao seu lado nas brincadeiras. Super beijo e até mais!

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  5. Lesly amei o seu blog e vou indicar a leitura para as professoras do Atobá. Beijinhos, Manu

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    1. Obrigada Manu. Estamos em sintonia! Educação é tudo! Bjs

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