Tinha prometido ao Tatá de levá-lo à praia de manhã, mas como seu soninho apareceu bem na hora, tivemos que adiar para depois do almoço. Entretanto, quando chegou a tarde o sol não colaborou e por conta disso fui bolar alguma coisa interessante. Como tenho na edícula algumas coisas guardadas de outros carnavais não foi muito difícil fazer uma miscelânea de ofertas esquisitas.
Peguei um pedaço de juta, umas figuras egipcías, pinhas, pedras, barba-de-bode, o alligator do Tatá, um dinossauro, uma aranha e a zebrinha de supermercado. Junto deles deixei um pouco de "areia caseira" para seu momento sensorial e coloquei tudo no quintal ao lado de uns vasos de orquídeas e ripsales. (Areia caseira: maisena com óleo de bebê!)
Quando o Tatá saiu no quintal já veio com a boquinha aberta e os olhos arregalados. Não sabia por onde começar e nem por onde entrar, mas a primeira coisa que chamou sua atenção foi o alligator que não via a algum tempo.
No meio de tudo aquilo chamei sua atenção para a zebra que estava em cima da "areia do Egito", e foi lá mesmo que resolveu iniciar suas explorações.
Ele gostou da textura da "areia" que foi sentida tanto pelas mãos, como pelos pés.
Mas não ficou só ali, foi explorar todo o espaço, e descobriu debaixo de um vaso várias conchinhas escondidas!
Quando se oferece alguma brincadeira para a criança é legal que haja momentos inusitados, onde ela possa achar "tesouros" e se surpreender com pequenos detalhes ainda não descobertos.
Logo depois resolveu visitar os vasos, acho que pensou que ali dentro poderia também ter outros tesouros!
Um outro momento bacana foi quando interagiu com as figuras, ficou surpreso com cada uma delas, me apontava as coisas que já são conhecidas no seu universo, como as "asas" ou a "moça" (se referindo a figura da Cleópatra)!
Também achou a velha amiga "aânha". Para mim fui muito bacana ver o baby explorando cada detalhe, já que no inicio achava que metade daquelas coisas não chamaria sua atenção. Como sempre as crianças fazendo o jogo acontecer, isso é lindo!
E quando chegou a vez do dinossauro, aí sim, o Tatá pirou e voltou para a parte da brincadeira que renderia mais bagunça!
Na sua mente a "areia do Egito" servia de alimento para os bichos, e foi assim por um bom tempo que ele se divertiu. Neste dia como fiquei só de platéia me diverti em vê-lo na sua fantasia, e aproveitei para tirar bastante fotos!
Ele alimentou todos os bichos mais de uma vez.
E também aproveitou para fazer "bolinhas" de massinha, um ótimo exercício para a destreza do moldar.
São nestes momentos do "livre brincar" que os pequenos constroem suas realidades. Ele ia e vinha, misturava, rearranjava, enfim, criava.
Ele fez de tudo um pouquinho, esse é o lado bom de ter muitas coisas à mão, mesmo que sejam coisas bizarras (ou do dia-a-dia), não interessa o que é, mas como é apresentado para sua fantasia.
Acho que vale tudo para uma boa brincadeira, mesmo para quem mora em apartamento. Que tal misturar panelas, com fotos antigas, com objetos pessoais, com grãos, enfim, fazer uma mistureba e deixar que o baby tire daí inúmeras brincadeiras.
Então, o Tatá começou a colocar a areia na minha mão, com isso fiz várias coisas, e uma delas foram bolonas, onde ele colocou dentro de uma tijela. Andou de um lado para o outro do quintal, colocou e tirou dos vasos, fez e desfez.
E no final quando estava satisfeito deixou num canto e saiu andando!
Deu trabalho para montar? Não! Deu trabalho para tirar a "areia do Egito" da juta? Ah isso sim, e como deu! As figuras ficaram inutilizadas? Sim, e o perfume do óleo de bebê ficou um tempão nos objetos? Opa se ficou! Mas tudo bem, porque o "Baby-Sauro" se divertiu muito, então, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Sabe quando eu percebi que a escolha foi acertada e que você tinha esquecido da praia meu filho? Quando você veio por trás e me deu um abração falando :"Mi mamãe"! Ah, como me derreteu toda! Te amo!
Muito legal! Bem melhor que a praia.. hehe! Tô gostando muito do seu blog e tá sendo muito inspirador ver como o Tatá é um bebê feliz com toda essa liberdade e amor que o envolve!!! Parabéns... Deus os abençoe!
ResponderExcluirObrigada Rosana pelas palavras. Bora colocar as crianças pra brincar! Tem muita simples que podemos fazer para ajudá-los num desenvolvimento saudável e feliz. Beijos para vc e família!
ResponderExcluirVamo lá!
ResponderExcluirQuintal é algo que toda criança deveria ter, o mundo mágico ali é muito importante para suas descobertas e encantamentos. Beijos e até mais.
Excluir