Normalmente é quando estou amamentando o Tatá em silêncio que vem as idéias para as brincadeiras. E quando tive esta veio a frase: Porque não pensei nisto antes? Mas tudo ocorre na hora certa!
Já tinha em casa papel imantado que havia usado em outra ocasião para colocar umas fotos do baby e família na geladeira (uma outra coisa bem bacana para fazer!). O papel contact colorido também tinha de sobra (mas na falta deste vale fazer com qualquer papel colorido, ou até mesmo imprimir as formas prontas do computador!). Peguei um copo para fazer círculos, e algumas forminhas de brinquedos do Tatá.
O difícil foi mantê-lo afastado até que tudo estivesse pronto, já que queria que fosse uma surpresa, então o papai teve que ajudar bastante nessa hora!
A vantagem do papel contatc é que além de ser bem colorido, é muito fácil para montar o jogo, basta colar um no outro e recortar (os moldes fiz no papel imantado porque ficariam mais rígidos para cortar).
Fiz círculos, retângulos, quadrados de diferentes tamanhos e triângulos. Usei quatro formas para cada cor aleatoriamente, assim em momentos futuros poderia chegar a atividades interessantes.
Quando chamei o Tatá e disse que estava liberado ele veio correndo para a geladeira e começou a brincar sem parar nas formas.
Ele tirava as que estavam na parte de BAIXO da geladeira e as colova na parte de CIMA, e fazia o oposto também.
Viu que dava para colocar uma forma SOBRE a outra, ou ainda uma forma EMBAIXO da outra,
Esse tipo de brinquedo/atividade tem tanta riqueza envolvida que talvez seja uma dos mais completos para desenvolver as diferentes inteligências na criança. Podemos trabalhar: matemática (Quantos quadrados temos aí ?); geometria (Quem é o triângulo), cores (Pega o azul marinho, por favor!), a linguagem (Esse chama-se retângulo!); fora as inúmeras possibilidades artísticas de montar desenhos infinitos, tanto abstratos (que é uma forma incrível para desenvolver a criatividade) quanto representações concretas (O Tatá queria fazer igrejas - sua mais nova paixão arquitetônica).
Depois de um tempo ele resolveu pegar o coador de café e colocar as formas ali dentro.
E aí ele ficou tirando as formas da geladeira uma por uma (ótimo para desenvolver o movimento de pinça), e depois colocava tudo de novo de jeitos completamente diferentes.
E então ele olhava sua arte!
Eu também não resisti, e fiquei brincando junto, e aí fiz várias coisas, como castelos, palhaços, carros, as igrejas que ele tanto pedia, o sol, a lua, enfim...estava tão gostoso que ficamos um tempão brincando!
E foi numa tarde de brincadeiras bem tranquila, e ao som de Peter Murphy (http://www.youtube.com/watch?v=U_LF8VWI0SU), que ele assimilou os nomes das formas e viu as inúmeras possibilidades criativas de fazer arte.
Depois que fizemos isso juntos, seu sentimento de pertencimento aflorou e agora as suas "fomas" representam ótimos momentos de diversão e tranquilidade para a mamãe lavar uma louça ou fazer um almoço!
Não é um brinquedo muito barato e nem sempre se acha o papel imantado, mas com certeza sai mais barato que uma ida ao cinema em família (com estacionamento, pipoca e entrada!). Entretanto, rende muito filme para o baby brincar, então porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, até queria te dar um brinquedo desses de madeira bem bonito, mas como vivo perdendo as peças dos outros brinquedos pela casa, com certeza esses grudados na geladeira vão demorar mais para sumir (E confesso que prefiro fazer para você! Nada como a energia da mamãe nos seus brinquedos!)
Nossa que achado seu blog viu. Adorei suas idéias, vou acompanhar! Abraço
ResponderExcluirObrigada Livi, que bom que está gostando. Nos vemos por aqui...beijos meus e do Tatá.
ResponderExcluir