Dias de chuva, ah os intermináveis dias de chuva! Tem que tirar coelho da cartola senão o tédio domina na certa!
Como estou juntando a algum tempo caixas de leite para fazer uma casinha para o baby, resolvi experimentar algumas outras idéias antes de chegar nas 460 caixas necessárias! (Sim, isso mesmo, 460!)
Então peguei 16 delas e fui tentar montar um túnel para o Tatá se divertir. Ele estava presente em todas as etapas e a atividade/brincadeira durou praticamente a tarde toda, com direito a intervalo para degustar uns deliciosos pães de queijo.
A sacola cheia de caixas o Tatá fez questão de trazê-las da edícula para a sala, segundo ele estava "pesadu".
O legal é que não tenha mais nenhum brinquedo por perto quando você quer fazer alguma atividade orientada, mas neste dia foi "tudo ao mesmo tempo agora". O que serviu para testar seu grau de interesse no que estávamos fazendo. Deu super certo, já que o baby ficou presente em todo o processo.
O primeiro momento (depois da caixa limpa e recortada somente na parte superior) é rasgar as folhas de revistas, amassá-las e colocá-las dentro das caixas. Para nós adultos isso é bem fácil, mas para as crianças somente a atividade de rasgar já é um grande avanço nas suas coordenações motoras.
Nestes momentos é bem interessante ver se a criança tem interesse nas figuras que aparecem, e assim perceber o que chama sua atenção. Ao mesmo tempo é bem bacana ir mostrando coisas novas, ou seja, trata-se de uma atividade que requer paciência para vivência-la por inteiro e sem pressa. Não é ótimo para dias de chuvas intermináveis? E enquanto todos se divertem o baby ainda ganha novos conhecimentos.
Também faz parte ir além da proposta, e isso o Tatá fez muito. Como seu interesse em fazer bolinhas de papel não ultrapassou mais que 4 ou 5, obviamente que ele achou outras maneiras de estar presente na atividade fazendo a sua brincadeira acontecer. O que significa que a caixa de papelão que guardava as bolinhas amassadas virou um verdadeiro brinquedo de entra-e-sai (e joga tudo, e coloca de novo, e desamassa, e amassa, e se joga novamente, enfim... uma farra à parte).
Depois que conseguimos encher a caixa grande foi a vez de colocar as bolinhas dentro das embalagens de leite. Isso o Tatá amou, e ajudou bastante.
Mas também "desajudou" muito!
Quando cada uma ficava cheia de papel, era a hora de passar fita crepe para prender bem e dar uma forma mais rígida ao novo "tijolo". Precisa dizer o sucesso que faz a fita crepe com as crianças?
Assim foi feito com as 16 caixas de leite. Conforme elas iam ficando prontas, novas brincadeiras o Tatá ia inventando. Fez muros...
Caminhos...
E "mediu" várias delas.
Tudo isso é super importante, pois nestes momentos ele está desenvolvendo, mesmo sem saber, raciocínio lógico através da matemática e da física, tendo idéias de quantidades, tamanhos, medidas, estruturas, desenvolvendo planejamento arquitetônico, estético, causa e efeito, enfim, uma gama de conhecimentos científicos que futuramente o ajudarão na construção de diferentes saberes.
Para fazer o túnel usei dois bambolês abertos que encaixei no meio de 8 caixas reforçadas com durex.
Quando estava pegando forma aquilo que a mamãe havia dito que iria fazer o Tatá "malucou". Ficava passando embaixo dos arcos que nem haviam sido construídos ainda.
Também amou subir nas caixas de leite. Precisei de um cabo de vassoura para dar acabamento no teto do túnel (que amarrei com fita comum).
No fim o túnel ficou assim!
E a cara do Tatá durante toda sua aventura dentro e fora do seu túnel ficou assim.
Foi meio difícil fotografar o baby que não parava quieto. E mesmo porque fui solicitada a participar de um pega-pega automático!
Bom é claro que o túnel não durou muito, porque o Tatá se jogou de todo jeito em cima dele! O que foi ótimo. E no final até rolou um cochilinho de feliz!
Deu um trabalhão? Opa se deu! Mas o tempo passou de forma interessante? Com certeza! Então, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Amor, a cada dia você se diverte mais com momentos do tipo "Tatá perai que não está pronto filho, sai de cima para eu arrumar", e adivinha o que você faz nessas horas? Obviamente que sai correndo para "atrapalhar" a mamãe e cai na gargalhada! Como já sei disso conto com esses momentos a mais, tendo a idéia clara que precisarei refazer e refazer algumas vezes qualquer objeto até ficar pronto para você. Mas tudo bem, porque o gostoso não é o produto final e sim todo o processo para chegar até lá. Te amo.
Estou adorando ver as atividades que tu inventas para o Tales. Meu pequeno tem só 3 meses, e eu não vejo a hora de começar a inventar essas brincadeiras com ele. Vou pegar muitas dicas aqui!
ResponderExcluirQue bom Denise, fico contente por estar de alguma forma ajudando. Nas primeiras postagens tenho algumas brincadeiras que fiz com o Tatá por volta dos três meses. Beijos
ResponderExcluirOlá! Adorei seu blog e as atividades que proporciona para seu filho. Preciso também fazer muitas brincadeiras assim com minha pequena. Sinto que ela tem necessidade de estimulação sensorial, com texturas, etc. Ela tem quase 11 meses agora. Que brincadeiras você sugere eu fazer com ela nessa idade? Pode também mandar no meu email? fabiana.fernandes@gmail.com
ResponderExcluirOi Fabi, tudo bem? Veja qualquer brincadeira pode ser proposta em qualquer idade, porque os conhecimentos que serão adquiridos são infinitos. Em algumas você precisa ficar mais atenta, para por exemplo o bebê não ingerir algo que você desaprove, mas basta estar ao lado o tempo todo e participar ativamente com a criança. Veja, meu filho muitas vezes não "reage como eu gostaria" numa determinada brincadeira, nestas horas deixo ele me guiar, porque suas descobertas pessoais são mais importantes que os resultados que eu pretendia colher. O problema em classificar brincadeiras com faixas etárias é que corre o risco de inibir ou podar experiências que a o bebê já poderia estar vivênciando, mas que pelo olhar do adulto ainda não pode fazer. Siga seus instintos e faça aquilo que seu coração,e sua mente também mandar, pois somos seres complexos e capazes de muitas coisas! Bjs com carinho
ResponderExcluir