Atividades simples muitas vezes são mais importantes do que podemos imaginar. Fazem parte do crescimento experimentos que são originados através dos diferentes sentidos.
Por isso, quando o Tatá ainda estava exclusivamente com o leite materno, não deixava de proporcionar descobertas do mundo através do tato, olfato, audição e visão por meio dos alimentos.
Sentir a maciez da farinha pelo toque livre estimula as regiões do cérebro que controlam a capacidade de conhecer, e principalmente reconhecer futuramente, os objetos que o cercam.
Para os pequenos é diversão garantida quando podem sentir-se livres em manusear da forma que desejarem os objetos oferecidos, o que é ótimo para trabalhar a autonomia .
E quando se tem mais de uma opção, pode-se esperar momentos significativos para o "serzinho".
Às vezes o grande problema é que nós adultos não conseguimos mais perceber o novo ou o valor que há nos pequenos detalhes.
Uma ingênua oferta de feijões e farinhas ajuda o bebê a perceber a diferença entre duro e macio, liso e áspero, preto e branco, leve e pesado, entre tantas outras coisas.
Lembro-me que o Tatá ficava bons minutos catando cada grãozinho de feijão com seus dedinhos. Rolava-os de um lado para o outro, observava seus movimentos, jogava-os dentro da farinha que conforme se mexiam simplesmente sumiam!
É muito importante dar ênfase às belas descobertas que o bebê faz, para ele tudo é novidade e ter sua mamãe, papai ou cuidador ao seu lado percebendo com entusiasmo esses pequenos momentos ajuda na segurança, confiança e sentido da sua trajetória.
Atividades assim não precisam de direcionamento nenhum, basta observar e dialogar. Desde muito pequeno o Tatá me escuta falando sobre tudo o que estou fazendo e principalmente comentando sobre as coisas que ele está explorando. Os resultados são visíveis, já que hoje em dia é um tagarela com um vocabulário amplo para sua idade.
Sempre há a preocupação do bebê engolir os objetos que manuseia, mas estando sempre ao seu lado um adulto responsável, torna-se difícil acontecer qualquer coisa do tipo.
O Tatá ficou todo branquinho de farinha, sentiu os grãos também pelos seus pés, e amou a brincadeira sensorial, então numa tarde fria com um sol feliz e tranquilo, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor mamãe sempre gostou de te ver bagunçando (desde pequeno!). Acho que esse é o caminho, porque quando você crescer vai perder o direito de fazer muita coisa gostosa, como se melecar por exemplo! Então espero que essas fotos possam te proporcionar um sentimento bom no futuro. Te amo!
Eu amei... Vou começar a fazer as atividades com o Isaac, tenho certeza que ele vai amar... Bjs
ResponderExcluirVivi e Isaac
Que legal Vivi, tenho certeza que o Isaac vai se divertir bastante. Super beijo!
ResponderExcluir