Incentivar as crianças a gostarem de música é mais que saudável, é necessário para o crescimento emocional deste pequeno cidadão do mundo. Foi experimentando diferentes músicas que percebi o gosto do Tatá por "chorinho", desta forma quando vou dar o seu almoço eu coloco Abel Ferreira e aí tudo fica mais tranquilo.
Parece mágica, ele escuta, dança e come! Pelo menos esse tipo de choro faz bem aos ouvidos! Santo Abel!
Mas proporcionar a experiência com música para as crianças vai além de simplesmente escutá-la, são várias formas simples que podemos no cotidiano fazer este relacionamento dar certo, e para começar nada melhor que as panelas velhas e uma colher de pau para seu filho trazer à tona o músico que há dentro dele.
O ideal é que as panelas sejam de tamanhos e formas diferentes, assim se consegue chegar nas diversas "notas musicais".
Eu dei uma mãozinha para ele perceber que cada batida é um som, porque no início ele queria saber somente da sua panela preferida.
Entretanto bastou uma única exibição para ele começar a batucar em todos os "instrumentos". Isso é ótimo, significa que seu senso de lateralidade está se desenvolvendo naturalmente .
Outra coisa interessante é a possibilidade da criança perceber o contraste entre os objetos grandes e pequenos. São as grandezas naturais e o enriquecimento do vocabulário presentes na brincadeira diária, por isso é válido enfatizar "olha que panela pequena!", "olha que panela grande!". Sem falar na coordenação motora e orientação ritmíca!
Como essas panelas ficam no alcançe do Tatá, depois que apresentei sua "bateria completa" ele sempre que deseja "vai tirar um som".
Tem horas que é super conveniente (na hora de preparar o almoço por exemplo), acontece que nem sempre a vontade deles combina com a nossa. Nessas horas vale a paciência e o bom humor (até de noite viu!), afinal porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Filho gosto muito de escutar você tocando, pena que a vizinha não tem bom gosto para a música! A mamãe aposta em você e te dá o maior incentivo, fazer parte de uma família rock and roll é tudo de bom, e espero que você seja eclético, mas sem deixar cair a qualidade do que escuta viu! Te amo.
Perfeito!!! Parabéns para o pequeno músico :-)
ResponderExcluirLuciana (Lu TIba)
Obrigada Luciana. Outro dia fizemos uma tarde musical com mais alguns bebês e foi uma festa só! Música na vida é como água no mar!
ResponderExcluirAcho que meu vizinho de baixo não vai gostar... Mas quando eu for na casa da sogra eu faço a bateria. Beijo e vamos tentar nos falar uma hora que puder.
ResponderExcluirkkkkk....Tatiane faz assim, deixa teu filho se divertir e dá de presente para o vizinho aqueles fones de ouvido de obra...kkkk...bjs
ResponderExcluir