Você já ouviu falar da frase "descobrindo o mundo como uma criança"? Com certeza quem inventou tinha filhos, pois uma das coisas mais maravilhosas é ver os pequenos admirados pelo novo.
Proporcionar esse novo não é difícil, afinal praticamente tudo ao redor dos babys está sendo visto pela primeira vez. Por conta disso também é fácil saber se o bebê está gostando ou não da nova experiência, fica evidente na carinha o prazer ou desprezo pela aventura.
Sempre gostei de caleidoscópios, lembro que ficava um tempão vendo as cores, os formatos e os desenhos, e sempre me perguntava de quem era a mágica. Então quando fui na brinquedoteca e vi esses instrumentos fui logo aprensentando para o Tatá, quem sabe um dia ele possa se lembrar desses momentos.
No começo ele gostou mesmo foi da aparência externa do brinquedo, porque o brilhante já era algo diferente. E explorou aquela coisa nova de várias maneiras.
Então depois de alguns minutos eu chamei sua atenção para o que havia dentro, e de como era possível ver coisas engraçadas e curiosas naquele buraquinho do cilindro.
Uau que fantástico! Acho que foi isso que ele pensou. Ou talvez o mais provável "Que coisa mais estranha que minha mãe está me mostrando", "O que será que é isso?".
Às vezes ele tentava ver com os dois olhos, às vezes só com um, mas por ser meio complicado eu ajudava direcionando o buraco para o olho, e ai com entusiasmo dizia das coisas lindas que havia ali dentro, e principalmente dos quantos "Tatás" ou "mamães" ele podia ver através dos espelhos.
Sinceramente não sei o que ele achou daquilo tudo, mas sei que gostou porque não largava o caleidoscópio de jeito nenhum.
Ver o mundo de outra forma é algo muito interessante para um bebê, e se não tem um aparelho óptico pode ter um papel celofane por exemplo, que é uma oportunidade de ver o mundo "laranja" ou "vermelho", ou ver através de um papel bolha, ou qualquer outra coisa que possa distorcer os objetos já vale para proporcionar uma experiência interessante aos pequenos.
Quem me viu achou que eu era uma mãe boba/louca de tanto que eu colocava meus olhos junto do dele para ver algo pequenininho. Será que "paguei um mico"? Acho que sim! Mas afinal, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, por enquanto você acha graça nas coisas que a mamãe faz e eu amo isso. Mas no dia que você começar a "sentir vergonha" você está frito, porque aí que vou exagerar só para ver você vermelho...kkkk...te amo filho
OI querida, também sou uma mamãe montessori, e também escrevo um blog, adorei conhecer seu blog e ler o que vocês tem descoberto juntos. Estou te seguindo =D
ResponderExcluirTe convido a conhecer e seguir meu blog: www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br
BEijos
Valeu Caroline, super obrigada. Com certeza irei no seu blog. Beijos
ResponderExcluir