A maternidade realmente transforma uma mulher, ela nem imagina ser capaz de fazer determinadas coisas que nunca havia feito antes. E claro, cada uma com suas lacunas!
No meu caso aprendi a cozinhar quando o Tatá chegou nos seis meses de vida! Assim como ele estava experimentando pela primeira vez um purê de batatas, a mamãe aqui estava fazendo esse alimento também pela primeira vez! Ai como é lindo essa cumplicidade de estréias!
De lá pra cá até feijão na panela de pressão eu encarei! E depois de muitas "gororobas" e alguns "manjares dos deuses" comecei a "me sentir" uma profissional e resolvi iniciar o Tatá nas artes culinárias! ...kkk
A receita escolhida foi biscoitos amanteigados, já que a consistência é ótima para o manuseio infantil. Separei os ingredientes com o Tatá no colo, assim ele veria tudo, e depois coloquei-o na mesa para que pudesse sentir a textura de cada um.
Fiz a mistura da massa (segue receita abaixo), porque a manteiga precisa ser derretida e portanto estava quente, mas depois na hora de abrir ele foi o coordenador da nossa cozinha!
Até abençoar a massa ele desejou, acho que para garantir que os biscoitos seriam "comíveis"...kkk
E como a apresentação do prato é tudo, obviamente que tínhamos forminhas decorativas para dar charme aos biscoitos e ser mais convidativo ao Tatá pôr a mão na massa!
Ele simplesmente amou brincar de culinária, e amou tanto que tive dificuldades de conseguir montar alguns biscoitos!! Mesmo deixando uma parte da massa só para ele, é claro que a massa da mamãe era necessária para encher suas forminhas.
Amou o formato de estrela, que enchia e esvaziava o tempo inteiro e aproveitei para mostrar como é o formato do coração, do losango e do triângulo!
Dez minutinhos depois tudo estava pronto e então pudemos saborear nossos primeiros biscoitos amanteigados!
Ah, sim...ficaram uma delícia!
A cozinha ficou de pernas para o ar! O Tatá jogou massa para todos os lados, ficou todo branquinho de farinha e comeu muita massa crua, mas foram momentos mágicos a nossa parceria na cozinha. Afinal, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Filho demos boas risadas, principalmente quando você queria sequestrar a massa da mamãe. Toda vez que cortava um formato e ia colocá-lo na bandeja você dava um bote e desmanchava tudo! Você gargalhava alto da sua malandreza. Foi o máximo! E quando seu papai comeu os biscoitos que fizemos ele nem acreditou de tão gostosos que estavam. Te amo filho.
Só uma dica: Se for fazer estes biscoitos é melhor preparar três receitas, primeiro porque rende poucos biscoitos, segundo que seu bebê vai brincar com uma parte (ainda reaproveitável) e terceiro que metade da receita pode ir para o chão!
Esta brincadeira/atividade foi inspiração do livro " Brincadeiras criativas para bebês inteligentes" da Coquetel, que você acha em bancas de jornais!
Receita:
180g de farinha de trigo;
125g de manteiga derretida;
60g de açúcar refinado;
2 colheres de chá de gengibre;
1 gema de ovo.
Peneire a farinha e acrescente a manteiga, o gengibre e misture, depois coloque o açúcar e a gema. Pronto é só abrir e usar as forminhas.
0 comentários
Postar um comentário