segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Interagindo com a Natureza.
Alescio08:22 0 comentários

Uma das formas mais gostosas e saudáveis de conhecer e interagir com a Natureza é estando em contato direto com ela. O Táta teve sorte de nascer numa ilha com tanta variedade de belezas naturais. Aqui em Florianópolis temos além das praias, dunas, cachoeiras e várias montanhas com trilhas deliciosas.

Numa tarde de domingo resolvemos de última hora fazer a terceira trilha com o Tatá, e mesmo sem grandes preparações (fui de chinelo!) nos divertimos muito.





Essa trilha é considerada "dificuldade média" (Lagoa do Peri), e levamos 3 horas para percorrê-la. O Tatá ficou maluquinho e em todo o trajeto ficou falando sem parar. Era um tal de "arve" (árvore) pra cá, "fû" (flor) pra lá, que dava gosto de ver. 

Mesmo no meu colo ele queria pegar os cipós que apareciam no meio do caminho, e eu deixava obviamente , além do que  aproveitava para dar uma paradinha e descansar um pouco (claro né!).
Depois de algum tempo precisei trocá-lo, então escolhi um lugarzinho mais adequado e pumba...canga no chão! Quer coisa mais gostosa que trocar a fraldinha no meio de um monte de flores?






Depois de um lanchinho com frutas e água foi a vez de deixá-lo explorar o ambiente, e adivinha, saiu correndo para a lagoa. No leito do rio havia muitos gravetos e pedrinhas de diferentes tamanhos, e ele aproveitou para praticar "lançamento ao ar".




A água desta lagoa é bem rasinha o que permite a criança ir bem longe. Isso é ótimo porque ela adquire confiança e si mesma. E como é bem tranquilo, nós (papai e mamãe) ficamos sossegados sabendo que não aconteceria nada de errado. 





O Tatá explorou muita coisa, tanto nas nossas paradas quanto na trilha. Sempre que eu via algo diferente parava e chamava a sua atenção. Era uma bromélia na árvore, um cogumelo no chão, um pássaro voando, ou um verde diferente nas folhas. 


Passeios simples assim já são uma boa forma de introduzir a educação ambiental nos pequenos. Jamais podemos subestimá-los, ou achar que é muito cedo para isso, ou para aquilo, ou pior ainda, achar que eles ainda não entendem nada, muito pelo contrário, é levando seu bebê no meio do mato que ele aprenderá a dar valor à natureza, é a visão de mundo diferenciada que tanto precisamos. 

Sou super à favor de mais passeios no meio da natureza do que nos shoppings, e se não tem lagoas e trilhas, tem sempre um parque perto de uma casa. O aprendizado é rico e o prazer é garantido!







Na volta não teve jeito, o Tatá simplesmente desmaiou! Pudera, brincou tanto que merecia um descanso feliz. Pena que não estava tão confortável (no entanto, o colinho da mamãe é um lugar mágico e sem fronteiras. Acho que até sonhou com sua caminha!)

O bichinho foi ficando cada vez mais pesado para mim, quase escorregamos numas ladeiras, e cheguei com os pés super doloridos, mas afinal, porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Filho seu pai tirou cada foto sem ângulo de nós três juntos, uma hora era só você que aparecia, outro momento era só a cabeça dele, ou então close no pescoço da mamãe. Resumindo meu amor, seu pai precisa urgentemente comprar uma câmera melhor e fazer um curso com ela...kkkkk...você ficou com poucas foto aceitáveis desta trilha! Beijos e te amamos!
 

 
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário