segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Preparando o próprio lanche (uma visão do todo)!
Alescio05:59 4 comentários

Ter uma visão do TODO é muito mais interessante que saber apenas da existência fragmentada das coisas, por isso sempre que possível mostro ao Tatá que seu alimento, bebida, brinquedo ou qualquer outra coisa não surge do nada, e sim tem um princípio essencial.

A forma que mostramos o mundo pode fazer grande diferença na construção da persona que está diante de ti, e essa apresentação pode ser sempre sútil, ou seja, não é uma questão de afogar a criança em filosofias, e sim fazer com que ela perceba amorosamente as "grandezas e pequenezas" que a cerca.
Quer momento mais gostoso que descascar um milho, cozinhá-lo e depois comê-lo para ter uma visão mais abrangente do alimento?  




Desta forma a "função" de preparar o milho ficou com o Tatá. Sua bacia sensorial mais uma vez entrou em ação, e ele achou o máximo descobrir cada palha e cabelinho do milho.






Mas como estava difícil para ele puxar as palhas sozinho, eu dava uma leve ajudinha retirando o início de cada uma (para ele poder puxar até o final) e depois arrancava de vez a palha do alimento. O bacana é que depois de vários milhos ele entendeu o conceito de "puxar" e de "força", já que eu falava para ele "PUXAR com mais FORÇA" as palhas até o final.

Ele bem que tentou tirar tudo, mas não deu, porque a mamãe aqui não soube escolher o milho e pegou os mais novinhos no sacolão (o que é bom para a qualidade do alimento, mas se torna difícil o manuseio para a criança). 






Chegou um certo momento que ele percebeu que o milho rolava de maneira engraçada no chão, e aí ele espalhou pela casa toda. Também adorou os cabelinhos, que tentou tirar de todos (muito bom para a coordenação motora fina!), e por fim a palha, que claro experimentou, colocou na cabeça e fez de tudo com elas.





Depois fomos para a cozinha preparar o lanche da tarde. Coloquei só um cheirinho de sal e deixei ficar bem mole, afinal o "meu Chico Bento" aqui só tinha um dentinho nesta época.

E quem disse que só um dente não faz milagre? Ficou um tempão com a espiga só experimentando a façanha de morder, chupar, linguar, bochechar, guspar, etc.  

Mas antes que minha mãe me ligue para falar alguma coisa (kkkk), sim depois eu soltei os grãos do milho para ele comer mais!

O lanche demorou muuuuito para sair, mas afinal, porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Filho você é bom de boca, mesmo magrinho desse jeito, e eu ri muito com você comendo o milho todo desengonçado. Até a sua orelha comeu também, e tenho certeza que ela ficou satisfeita. Te amo.  

Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

4 comentários:

  1. Oi, Lesly. Quantos meses o Tatá tinha quando ofereceu os milhos assim pra ele degustar? Minha filha tem vontade de colocar tudo na boca (10 meses), mas não segura pra abocanhar nada... fico pensando se é por preguiça ou por não saber ou por simples falta de oportunidade...

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi, tudo bem? Alimentação é algo bem delicado, eu faço muitas coisas que se a pediatra souber me mata...kkkk...acho interessante você perguntar para ela primeiro, mas se me lembro bem o Tatá tinha por volta dos 8 ou 9 meses. Também oferecia nesta época uvas e coxinhas de frango inteira. Como ele sempre comeu pouco, sempre ofereci de tudo. Ele é magrinho, no entanto super saudável. Não tem frescura com nenhum alimento, acho que isso se deve porque sempre ofereci muitas coisas para ele! bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela atenção, Lesly. Vou tentar dar umas coisas mais durinhas pra minha filha morder, pois até hoje ela só tem comido pedacinhos de pão, papinha, etc... ela precisa exercitar os dentinhos, né?! Vou tentar a coxinha de frango. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Legal Fabi! Acho que sua pediatra também vai aprovar, pois quanto mais cedo eles aprenderem a mastigar melhor para todo o sistema digestivo! Brócolis e cenoura, "al dente" também é legal. Ofereça maçã para morder a casca, ameixa, rabanete, enfim, coisas diversas para que ela sinta melhor a experiência da alimentação. Sua pediatra pode te dar mais opções.
    Beijos

    ResponderExcluir