quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Brincando com as formas.
Alescio13:15 2 comentários

Ganhamos a algum tempo um jogo daqueles de formas variadas que encaixam num recipiente bonitinho. O Tatá adorou e brincou por muitos meses seguidos, mas chegou o dia que ele ficou esquecido no canto da nossa sala-brinquedoteca.  

Até que não achei ruim, pois  a musiquinha me tirava o precioso sono, quando de madrugada ficava cantarolando na minha mente insistentemente.

Mesmo assim fiquei com dó do brinquedo (acho que é resultado de ver o Toy Story), então chamei a "bacia sensorial" do Tatá para entrar em ação.





Escolhi a base de arroz pelo fato de ser gostoso o manuseio deste cereal, além do que seu barulhinho é bom!





Como as formas são relativamente pequenas, iria requerer a ativação das suas habilidades de coordenação motora fina para encher cada peça. Isso se torna tranquilo quando a farra está liberada.
  




No início da vida das crianças torna-se necessário a repetição para a apreensão dos conhecimentos, desta forma, mesmo ele identificando os brinquedos não deixei de falar o nome e a cor de cada um deles.

Esse exercício/brincadeira gerou um efeito tranquilizante (como aquele jardim Zen), até eu entrei nessa atividade e ficamos os dois transportando os grãozinhos de um lado para o outro.

Depois deste dia o Tatá sempre que deseja vai direto no pote do arroz (que é transparente e fica ao seu alcance). Às vezes coloco as formas, mas também procuro outras coisas que estejam à mão e sejam interessantes.

Num desses dias eu fazia almoço e ele brincava, quando passou uns SEGUNDINHOS e sem eu perceber ele tinha arrastado a bacia até a porta da entrada. Foi parar arroz até debaixo do sofá. Mas tudo bem, afinal, porque não mamãe?

Pode não parecer, mas esta inocente brincadeira auxilia nos conceitos matemáticos que ele usará daqui a algum tempo.


Recado para o Tatá:  Meu amor, tem certas brincadeiras que eu pareço criança ao seu lado, me divirto tanto quanto você. Acredita que quando você enjoou de brincar eu fiquei ali paradinha só curtindo o arroz? Te amo.

  
      
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

2 comentários: