segunda-feira, 8 de julho de 2013

Educação Cósmica!
Alescio10:21 8 comentários

Vou iniciar com o Tatá algumas brincadeiras temáticas e sequenciais. A intenção é apresentar conteúdos, mas tendo sempre como foco a brincadeira em si.  Antes de mais nada acho importante dizer que a preocupação não deve estar na memorização dos conhecimentos, ou seja, se depois da brincadeira a criança não fixar a história contada, em hipótese alguma deve ser cobrado alguma coisa. É na base da diversão, da alegria e da sutileza que automaticamente os pequenos se apoderam do mundo.  Por isso repito, o foco deve ser o brincar.

Para começar a apresentação dos “conhecimentos científicos do mundo” escolhi falar ao Tatá sobre o Big Bang, a formação do nosso universo! Daí em diante farei uma breve história da nossa galáxia, sistema solar e todo o desenvolvimento do nosso planeta.

Essa linha de raciocínio segue os fundamentos da educação montessoriana e muitas das brincadeiras que surgirão no blog do decorrer dos meses estão baseadas nessa metodologia. Obviamente que vou fazer a minha re-leitura e usar materiais que estão de acordo com meu dia-a-dia. Na internet você pode procurar muita coisa sobre “Educação Cósmica” e deixar sua criatividade dominar seu coração, e pôr em prática com seu filho momentos de pura diversão!

Para esta atividade grudei 6 cartolinas pretas no chão, e dentro de um balão gigante e preto despejei farinha, lantejoulas, purpurina e um conjunto de starfix. O Tatá acompanhou somente a fixação da cartolina para ser surpresa o conteúdo do balão.

DSCN0208 

Coloquei ele sentado em cima do “NADA” e comecei perguntando de onde o Tatá havia nascido. Automaticamente ele disse que: “Da barriga da mamãe!”. Aí eu disse que ia contar uma história sobre o nascimento do universo! Por que tudo que vemos no céu e na terra também tinha nascido um dia! Mas antes de nascer tudo isso, não havia NADA. Até que um certo momento algo muito pequeno resolveu nascer (E ai eu peguei o balão que estava escondido na minha mão e mostrei só um pedaço dele!). O Universo queria nascer e tudo começou a se mexer (dramatização!) Até que uma força fez com que esse NADA começasse a crescer (e aí eu mostrei o balão, peguei uma bomba de ar e comecei a fazer força e a encher o balão). Essa força foi aumentando de tamanho e esse NADA agora começava a virar algo muito especial (A cara do Tatá vendo o balão crescer e ouvindo a história foi impagável, pena que não tinha um tripé para deixar filmando). 

 

Então com o balão cheio pendurei-o no meio da edícula e disse para o baby que todas as possibilidades de existência (falei assim mesmo!) , tudo o que podia existir no céu e no planeta estava contido ali dentro, e que era preciso uma FORÇA MUITO GRANDE, uma GRANDE EXPLOSÃO para fazer nascer o universo. E o Tatá precisava ajudar o universo nascer, então…

DSCN0210

Por conta própria ele pegou uma escadinha do seu brinquedo e começou a bater no balão. Obviamente que não deu certo, mas eu dizia que precisa de mais força, de muita força para o universo nascer!


DSCN0213


Depois de um tempo ele foi atrás de outro instrumento e achou o pedaço de bambu que é sua “varinha mágica”. Acho que pensou que só algo mágico para ajudar! Mas ainda assim não rolou! Mesmo com Space Music  de trilha sonora dando o clima!


DSCN0216


Então dei um garfo para o baby (que já estava separado) e ainda bem que consegui tirar duas fotos bem precisas: uma na hora dele espetar o balão e outra na hora do estouro!


DSCN0217


E foi incrível! Quando o Tatá conseguiu com sua força vital (também disse isso para ele!) o universo finalmente nasceu! Por que só com muita vida para algo tão grande acontecer!


DSCN0218


Ele ficou super surpreso com tudo aquilo que caiu por cima dele. Na mesma hora que falou “estrelinhas”, também disse “estourou” e me perguntou: “Acabou?”. Então eu respondi que não, que ali é que tinha tudo começado!


DSCN0219


Conforme ele brincava à vontade com as luas, estrelas, planetas eu ia falando que: Por conta dessa explosão que todo o universo tinha nascido, que se dava o nome de Big Bang, e que foi assim que as estrelas, cometas, galáxias, planetas, asteroides, luas e sois nasceram!


DSCN0222


Ele despejou todos os corpos celestes no meio das cartolinas, e ali ficou um tempo, depois espalhou novamente pelo “ESPAÇO SIDERAL”. Por que agora o NADA havia se transformado no TUDO.


DSCN0230


Depois de um tempo disponibilizei cola e pincel, para que ele pudesse grudar todos os corpos celestes!


DSCN0235

A ideia aqui foi ter como pendurar no teto da edícula as cartolinas, e ele adorou esse segundo momento da brincadeira.


DSCN0236


Eu expliquei que ele precisava passar a cola, e conforme ele ia fazendo isso, o próprio baby ia me contando o que havia acabado de acontecer! 



DSCN0239


Quando algo de fato é significativo para uma criança ela mesma conta as coisas, não é necessário você “testar” os conhecimentos. E isso foi fácil de perceber tanto nessa hora, como de noite quando o papai chegou e o baby foi correndo levá-lo para mostrar a história do nascimento do universo. Alguns dias se passaram e eu ainda não tinha pendurado as cartolinas (estavam em cima da máquina de lavar), recebemos visitas e o Tatá sozinho lembrou de tudo e fez questão de ir novamente contar o acontecido. Resumindo, quando não há cobranças, e quando é legal, não tem como o conhecimento, a vivência não estar morando no coração/mente/ação dos babies!

DSCN0242


O Tatá passava a cola por cima da lua (por exemplo), mas depois não conseguia virá-la para grudar na cartolina, então essa parte eu ajudei!

DSCN0244


As lantejoulas também foram grudadas pelo baby, mesmo sendo bem o pequenas ele conseguiu resolver a situação.


DSCN0249


Bom, depois de um banho de farinha na cabeça, ops! Digo, depois do Big Bang, foi necessário um bom banho morninho! Tinha purpurina até no bumbum! Mas tudo bem, pelo nascimento da curiosidade científica a questão é: Por que não mamãe?

Recado para o Tatá: Meu amor, saiba que não sei no que tudo isso pode dar, não tenho como determinar seu futuro, tudo isso pode te ajudar muito, ou simplesmente ser deixado de lado no futuro, mas só sei do presente momento que é delicioso! Mesmo depois de dias quando você saiu de noite, viu o céu e disse: “As galáxxxxxias nasceram, os ateróoooides nasceram”, isso tudo foi música para meus ouvidos, porque significa o quanto você curtiu junto com o mamãe esse momento mágico. Te amo.
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

8 comentários:

  1. Ana Carolina que bom que gostou! Manda ver com seu baby e depois nos conta! ;) Beijos

    ResponderExcluir
  2. Genis, com certeza a brincadeira em primeiro lugar! Estamos juntas no maternar! Beijos com catinho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! obrigada por postar suas ideias, logo será inspiração para colocar em prática aqui em casa...simplesmente adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anônimo. Tenho certeza que seu baby vai amar! Bjs

      Excluir
  4. Respostas
    1. Pois é anônimo, essa brincadeira deixa os pequenos encantados! O Tatá vive pedindo para eu repeti-la. Vale muito a pena! beijos

      Excluir