Tinta aquarelável em pastilha é uma ótima maneira da criança brincar e ainda desenvolver diferentes habilidades. E no inverno é melhor ainda porque o baby não fica todo lambuzado como de costume, e com isso não precisa ir para o banho de mangueira no quintal!
Mas antes de começar a falar da brincadeira de tinta, preciso mostrar a brincadeira de colagem que fizemos muito tempo antes, e que não tinha postado ainda, já que a ideia era terminar a bandeja de ovos com uma cor!
Algo muito simples, com material do dia-a-dia e com possibilidades de trabalhar coordenação motora, força, espaço, concentração e agilidade.
Muitas cascas de ovos à disposição para o baby quebrá-las à vontade com suas mãos, e assim controlar seus punhos com a força ideal, fazer movimentos de pinça, e principalmente: sentir texturas naturais e aprender até no tato a descobrir o mundo.
Mas um martelinho depois de algum tempo também é bem vindo! E o Tatá desta forma pode quebrar as cascas de um outro jeito também divertido!
Para as crianças certas descobertas acontecem repetidamente, como por exemplo ficar encantado pela “milésima” vez com a transformação dos grandes ovos em pequenos pedacinhos triturados por suas mãozinhas!
Depois foi a vez de espalhar a cola dentro de um “espaço reduzido”, e ficar ali, sem espalhar a substância por diferentes lugares!
Dentro da mesma ótica do “espaço limitado”, era preciso que o Tatá despejasse as cascas somente dentro do pratinho de frios reciclado.
E depois espalhar, para que fosse possível no futuro ter bastante casquinha para pintar!
Finalmente esse dia chegou, e na pura entrega o baby começou sua “arte moderna”.
Amarrei uma jarrinha de plástico na sua mesa para que ficasse mais fácil molhar o pincel.
Então pedia para o Tatá escolher uma cor, mexer bastante o pincel molhado nela e então pintar a bandeja de ovos.
Ao “cantar a bola”, ou seja, ao falar qual cor escolheria, eu podia ver se: estava incorporado as cores, e se sua coordenação estava boa, para ir direto no círculo escolhido sem misturar com as cores vizinhas. Desta forma tranquila pude conferir que o Tatá está ótimo nas cores e também na mira!
Também tinha separado outros materiais de base. Isso por dois motivos, primeiro para que o baby fizesse um “estudo comparado”, e pudesse perceber a diferença entre cada base; e segundo porque sabendo como é o Tatá, ele próprio pediria “mais brincadeiras”, ou seja, já ando com “coelhos na cartola”, porque as atividades tem transcorrido por tempos bem maiores e por isso torna-se necessário mais material para seu uso. Isso nem sempre significa que ele termine por inteiro algo que está fazendo para começar outra coisa (falando do meu ponto de vista!), mas porque deseja experimentar no seu tempo e ritmo novas formas de brincar dentro da mesma temática.
Com isso ele usou uma cartolina de borracha para uma nova pintura, e nela era preciso muito mais força nas pinceladas para que as cores se fixassem no material.
Um terceiro momento foi usar a aquarela na sulfite. E como fica lindo né! Com esses materiais diferentes o baby percebeu que as pinceladas também tinham que ser diferentes, e os traços consequentemente saiam de formas distintas!
O Tatá gosta de experimentar, e isso é uma ação natural, mas também é um ganho da nossa parceria, já que sempre incentivo, ou mais que isso, não breco seus momentos de invenção e exploração.
Então certa hora ele largou o pincel e disse que ia pintar com o dedo, e assim fez: molhou somente o dedinho.
Cantou a bola da cor;
E pintou com o dedo! Achei ótimo, porque mesmo não falando de conceitos experimentais da arte, o baby pode vivenciar diferentes formas de pintar numa única atividade/brincadeira.
Entretanto, ele resolveu voltar para bandeja de ovos e então finalmente terminou sua obra de arte.
E quando fez isso foi colocá-las para secar!
Ao final foram 4 lindos desenhos aquarelados que enfeitaram as paredes na edícula! Como sempre coloco em evidência sua criatividade para que tenha orgulho de suas conquistas, dando valor com pertencimento às suas descobertas.
Maturação da criatividade na aquisição de técnicas de pintura, controle da forma e traço, processo meditativo, compenetração, vazão de sentimentos, pensamentos e ações através da linguagem corporal (ele por inteiro com as tintas), aquisição de vocabulário, enfim, tudo isso e muito mais numa simples tarde de aquarela! Sim, existe muito mais coisas entre a criança e as brincadeiras do que pode imaginar nosso limitado estado de adultos! Então resta saber: Por que não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, gosto muito dos seus desenhos e prefiro sim ficar cansadona no decorrer do dia, deixando muitas vezes coisas “ditas importantes” de lado só para estar com você! Essa é escolha que fiz! Esse é o meu prazer! Te amo.
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