quarta-feira, 3 de abril de 2013

Móveis de caixa de leite.
Alescio16:09 17 comentários

Estou juntando caixas de leite para fazer uma casa, mas enquanto ela não sai vou construindo os móveis para o Tatá. Numa certa noite havia desmanchado um outro brinquedo para reutilizar as embalagens prontas (feita apenas com papel e durex) e deu vontade de fazer um sofá para o baby. 

Foi amor à "primeira sentada". Daquele dia em diante o sofá virou ponto do encontro do Tatá, onde ele gosta de comer seu lanche, ver os avós no skipe, ou ouvir um pouco de música.

Como fez muito sucesso, resolvi fazer uma mesa, e numa tarde de chuva-pinga-chuva-pinga achei um bom motivo para brincarmos do lado de fora da casa.  




Para o sofá usei 29 caixas, onde 5 ficaram no encosto e 24 ficaram na base e no aparador de braço. Já a mesa fiz com 12 caixas, 8 para o tampo e 4 para as pernas. Fica muito resistente o brinquedo, e mais abaixo você poderá ter certeza disso!






Não foi a primeira vez que o Tatá me ajudou a montar as caixas de leite, mas obviamente que ele ainda não domina a prática, por isso foi necessário explicar tudo de novo.




Mesmo que as crianças pequenas conheçam determinada ação, às vezes é preciso repetir as explicações. O que vale é experimentar novas formas de passar a informação, e descobrir que certos diálogos se tornam mais eficazes que outros.

 



O Tatá gosta da farra, então rasgar, amassar, e preencher as caixas é com ele. Todavia, as coisas são feitas conforme seu entender de rasgar, amassar e preencher! 




Algumas vezes tive que tirar de dentro das caixas seus limões amados, ou estrelas coloridas.

 


O que também acontece quando a atividade/brincadeira já é conhecida e demora muito, é tê-lo em outros cantos, fazendo outras coisas, assim ele vem e vai sem nenhuma preocupação. Ajuda um pouco, bagunça um outro tanto, volta a se interessar, dispersa novamente, ou seja, super dentro da normalidade do seu mundo dinâmico e explorador.


Nessas horas o mais importante é curtir o processo, e para muitas crianças faz parte desfazer tudo o que já estava organizado, o que não quer dizer que eles estejam apenas querendo bagunçar, mas sim, descobrir e redescobrir, construir e desconstruir o mundo. Desta forma eles se afirmam enquanto sujeitos singulares em seu viver mágico.

 


Quando a mesa ficou pronta o Tatá alucinou!



Eu não disse que a mesa é resistente! Ele subiu e desceu várias vezes, e mesmo com a pernas tortas a mesa não deu sinal nenhum de desmontar.




Depois de tudo pronto demos início a nossa brincadeira de acampamento, com direito a barraca, fogão, geladeira, e um delicioso chá de flores roxas.


 

Espero que a vizinha nunca veja esse blog, porque o Tatá adora pegar seus limões para incrementar seus lanches mágicos.




As panelas da cozinha estão sempre em uso nas suas brincadeiras. E sempre que possível ofereço alimentos reais para ele brincar. A intenção é que possa conheçer todos eles com profundidade, e que possa se relacionar bem com o alimento para ter sempre em mente que é preciso viver uma alimentação saudável, por isso alho, cebola, rabanete, cenoura, batata entraram na refeição preparada pelo Tatá durante nosso acampamento.






Entretanto nada como uma comidinha quente para esquentar nosso brincar. Enquanto a mamãe brinca como baby o papai faz um lanchinho delicioso. Pizza de pão (pão, molho com tomate, orégano e queijo) é uma refeição que o Tatá ama e cai super bem no lanche da tarde.




Brincamos bastante, fizemos arte, imaginamos, tomamos chá de flores, comemos todos dentro da casinha, enfim, foi uma bela tarde de chuva.


A bagunça foi bem pequena, e a diversão foi muito grande, então porque não mamãe?

Recado para o Tatá: É difícil dizer qual momento foi mais gostoso nessa brincadeira filho, porque você riu muito, o papai ficou exprimido na casinha com caras engraçadas, e mamãe adorou o lanchinho quente, mas acho que ter você no meu colo só vendo a chuva cair e os dois em silêncio admirando a natureza foi algo que entrou naqueles compartimentos de lembranças que serão acessados anos mais tarde! Te amo.
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

17 comentários:

  1. Oi, Lesly ! Nos encontramos no Forum sobre o brincar e acabei descobrindo este seu cantinho mágico. Que delícia ver o filhote descobrindo, experimentando, e se divertindo enquanto aprende um montão de coisas legais ! Um Beijinho carinhoso, Betty

    ResponderExcluir
  2. Olá Betty, como vai? Seja bem vinda! que bom que está gostando! Brincadeiras sempre foi algo muito importante e presente na minha vida, por isso proporciono ao baby diferentes experiências. Sei que os oferecimentos (rebuscados ou não) do mundo do brincar são processados de distintas formas na cabeça dos pequenos, por isso fico tranquila quanto as questões teorizadas do tema. Acho que um pedaço de graveto, um lençol esticado ou qualquer brinquedo (pedagógico ou nem tanto), faz a imaginação voar por mundos distantes e únicos, então fico feliz de estar junto com meu filho nessas viagens.

    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Lesly conheci o metódo montessori recentemente e através do grupo no face conheci seu blog, tenho que confessar que amei , já estou começando colocar algumas coisas em prática por aqui, quanto as móveis de caixa de leite, você colocou papel dentro? já estou juntando as caixinhas pra fazer aqui, parabéns pelo blog e pelo Tatá

    ResponderExcluir
  4. Que bom que está investindo no seu baby Anna. A metodologia montessoriana é super bacana. E obrigada por estar nos visitando. Quanto as caixas eu enchi de papel de revista velha, mas pode ser jornal também, e passei durex do grosso (sem medo de gastar) para poder durar bastante! Ótimas brincadeiras para vocês..bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai que tudo adorei... O novo layout do blog, ficou perfeito!!! Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  6. Valeu Vivi, ficou bem com cara de menino aventureiro sapeca né! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi eu sou verônica e eu fique apaixonada por esse conjuntinho e mais feliz porque eu fiz com minha irmã e minha mãe para minha sobrinha e ela amou

    ResponderExcluir
  8. Oi gostaria de enviar fotos da minha sobrinha ajudando a fazer o conjuntinho como faço ????


    ResponderExcluir
  9. Que legal Verônica que colocaram a mão na massa! Tenho certeza que sua sobrinha deve ter amado! O Tatá é apaixonado pelo conjunto! Pode mandar as fotos para meu e-mail: leslymonrat@yahoo.com.br. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi LESLY...Nossa muito legal teu blog! parabéns! tenho uma dúvida a respeito do sofá com caixa de leite... você coloca o durex em toda a volta das caixas?
    beijinhos e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Faniaba por estar gostando. Em cada caixa coloquei durex, depois a cada duas mais durex, depois a cada quatro mais durex e assim por diante, ou seja, a cada nova caixa de leite introduzida mais durex, desta forma ficou bem durinho e resistente. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola, tudo bem? Amei o blog, queria saber se vc colocou alguma coisa desntro das caixas para dar maior sustentação?
    Obrigada.
    Carmen.

    ResponderExcluir
  13. Somente papel Carmen, bastante para ficar durinho e muito durex! ;) Beijos

    ResponderExcluir
  14. Pirei com essa casinha!Me lembra muito as que a minha mãe fazia pra mim, só que no caso eram para as minhas barbies!rs!Amei!
    Beijos Pri

    ResponderExcluir
  15. Que bom que sua brincava com você, isso é ótimo né? Ter boas recordações da infância. O mais gostoso ainda é poder proporcionar essas emoções para nossos babys. Bjs

    ResponderExcluir
  16. So tenho uma coisa p escrever: <3

    ResponderExcluir