Culinária infantil é uma atividade/brincadeira muito mágica. Desenvolve diferentes habilidades como coordenação motora, noções sobre os alimentos (de onde vem os ingredientes), pesos e medidas, ação/reação (do cru ao assado), noções de tempo e paciência (faltam 10 minutos para você comer!), além de vocabulário e organização.
Mas no caso do Tatá acho que o melhor de tudo é ver como ele come gostoso (e muito) todas as receitas que preparamos. Por fim, espero que o baby tenha gosto por fazer seu próprio alimento, e não fique na dependência dos fast-foods (como foi o caso da mamãe antes da cria nascer!).
Essa foi a segunda vez (na vida de ambos) que fizemos almôndegas. O Tatá é simplesmente apaixonado pelas "boinhas de cáne" ou "môndegas" (vive alternando os nomes do alimento).
Para essa receita, deixei preparado uma tijela com cebolas e tomates picados, além de alguns temperos. Deixei tudo na sua frente e a primeira coisa que fez foi vários buracos legais na carne moída (para a família toda ficar feliz basta lavar bem a mão do chef com bastante álcool antes de começar a receita!)
Já a salsinha deixei por sua conta. Caso colocasse a mais não ficaria ruim. O bacana é quando a criança faz praticamente tudo sozinha, mesmo que ainda não tenha coordenação adequada. Só com essas experiências é que ela vai aprendendo como lidar com a situação e assim se aperfeiçoando no manejo do processo.
Certas coisas nem preciso mais dizer, como a possibilidade de usar a colher e/ou as mãos para mexer a receita. Como temos uma música para essas horas é super gostoso de vê-lo cantar enquanto cozinha.
Quando o papai provou a mistura e viu que estava sem sal, automaticamente o Tatá pediu o pote para colocar mais. Realmente o moleque está achando que é um chef de cozinha!
Então chegou a hora de colocar a aveia (sim aveia e sem ovo!) e aí a alegria foi imensa. Conforme ele colocava eu ajudava a misturar para ver a consistência e a necessidade de colocar mais.
É claro que precisava colocar mais, e com isso o Tatá pode "amassar" sua receita de diferentes formas.
O Tatá já havia almoçado, e a idéia era que ficasse prontas para o jantar, então não tivemos a pressa da barriga roncando para preparar as almôndegas. Esse é tempo ideal, não ter pressa, para poder curtir junto como baby todo o processo, conversando bastante sobre o que está acontecendo, chamando sua atenção sobre o antes e o depois das misturas. E principalmente o tempo para deixar rolar alguns "castéios" de carne no meio do preparo.
Então chegou a hora de untar a forma, particurlamente não gosto da textura da manteiga, mas o Tatá adora, por isso essa tarefa é toda dele.

Quando começamos a montar as bolinhas o Tatá se divertiu bastante, ficou todo compenetrado sentindo a responsabilidade...
Só que é uma responsabilidade marota, porque ele arrumava e desarrumava todas as bolinhas.
Ele não consegue fazer a forma da bola sozinho, mas entendeu do que se tratava e passava o montinho de carne de uma mão para outra, repetindo o movimento que me via fazer.
Quando o baby brincou bastante de desfazer achei que seria melhor dar outra forma para ele, e ir colocando as almondegas prontas em outra assadeira.
É claro que ele gostou muito disso, mas entendeu que tinham que ficar ali senão nunca comeria as bolinhas.
Acho muito legal vê-lo preocupado com a hora de assar, sempre me pede para acender a luz do forno para conferir se está tudo bem e principalmente se está pronto.
Este é um exercício para treinar a paciência dos pequenos e dar alguma noção de tempo. Faltam 15 minutos, agora só 10 minutos, daqui a 5 minutos podemos tirar do forno. E quando está pronto é uma alegria só. Basta segurá-lo mais pouquinho até que esfrie completamente para poder finalmente servir.
Tinha passado apenas três horas da hora do almoço, e o que seria sua janta virou seu lanche da tarde. Devorou 5 bolinhas inteiras!
Se o baby está com dificuldade de comer é só colocá-lo para preparar o almoço com você. Dá trabalho? Demora mais? Fica bagunça? Com certeza! Mas se o resultado é ver o pequeno super feliz se alimentando, então porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Filho vou ousar mais...da próxima vez faremos creme de beringela!!!!!!!!!!!! Ueba! Só não vai rolar giló porque aí quem não tem coragem sou eu!...kkk..Te amo.
0 comentários
Postar um comentário