Sempre guardo as bandejas de frios para fazer algo com o Tatá. Elas servem para tudo, e o baby adora brincar de mil coisas diferentes com esse "lixo reciclável".
Como estava experimentando umas bases legais para carimbos achei que o fundo branco seria perfeito.
Então chamei o Tatá e juntos fomos separar os itens da nossa atividade/brincadeira. Peguei cola, um pincel fino, uma caixa de ovo e areias coloridas.
Conforme eu ia preparando as coisas ia explicando para o Tatá o que faríamos a seguir. O baby está bem mais atendo e paciente que antes, espera com tranquilidade apesar da excitação natural.
Deixei três bandejas com a cola no meio, e um fino pincel (para melhorar sua coordenação motora fina). Como já havia explicado que só iríamos usar as areias depois de colocar cola em tudo ele curtiu o momento da "cóia grudeeeenta"!
É interessante perceber como está regulando a força que aplica no pincel, desenvolvendo com destreza o equilíbrio entre as mãos e os objetos. Isso é resultado direto do oferecimento de diferentes instrumentos nas atividades que realizamos. Por isso a importância de deixar a criança conhecer o mundo de forma livre. De forma saudável ela vai aprendendo a se virar.
Apesar do Tatá gostar de usar o pincel, ele ama sentir a "cóia" em suas mãos. E como sabe que tirá-la seca dói, só deixa eu limpá-lo debaixo da água. Espertinho!
Depois da cola liberei as areias coloridas, e fiquei admirada ao vê-lo espalhando-as aos poucos e não tudo de uma vez!
Conforme as areias iam caindo nas colas, o preenchimento ia formando um desenho abstrato, e o Tatá achou isso muito intrigante.
Mas o que achei mais bacana é que o baby entendeu o processo que estava acontecendo ali, de ir vendo as coisas se formarem aos poucos.
Com os três primeiros quadros feitos e com o Tatá querendo mais, foi a vez de dar uma simples rolha. Expliquei que iriamos fazer um carimbo e que deveria primeiro molhá-la na cola para somente depois conseguir carimbar... e não é que entendeu direitinho!
Carimbou algumas vezes, e jogou areia...
E gostou bastante de ver círculos aparecendo no seu quadro branco!
Existem mil forma de brincar com carimbos, todas são muitos legais, mas o que achei bacana nesta proposta foi a cola branca no fundo branco ganhando vida somente depois de receber a areia. Com o tempo o Tatá poderá fazer desenhos mais elaborados com cola e aí vai ser mágico ver o resultado.
Nesta brincadeira foi desenvolvido coordenação motora fina e grossa, habilidade e criatividade artística, noções de espaço (já que deve-se colocar a cola somente dentro da bandeja), questões de ordenação (primeiro isso, depois aquilo), vocabulário (sempre conversando sobre o processo e classificando os objetos), questões sensoriais (manusear e direcionar cola e areia), enfim brincadeiras ricas em conhecimentos apesar de super simples em execução.
Além do que ficaram lindas as obras de arte que foram direto enfeitar a edícula.
E como sugestão acho que ficariam lindas como lembrancinhas de aniversário, basta passar mais cola em cima dos trabalhos (depois de secos) para que as areias não saiam mais. Imagina como fundo de uma sacolinha de mimos?
Não durou nem 2 minutos para separar tudo, não sujou praticamente nada, então, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Filho acho muito engraçado quando você fala "que lindo" para suas artes. Gosto de ver admirando seu "trabalho". É isso filho, espero que no futuro você possa ser uma pessoa realizada com suas habilidades (independente de quais sejam!), nada como a gente amar aquilo que a gente faz.
0 comentários
Postar um comentário