quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Educação cósmica: Lua.
Alescio11:00 3 comentários

O Tatá sempre foi apaixonado pela Lua. Amor à primeira vista, que aconteceu nos primeiros meses de vida do baby. Apontava para o céu e sorria alegremente. O tempo foi passando e seu amor crescendo. Uma das primeiras palavras foi justamente Lua! E aos poucos ele percebia que ora ela estava no céu, ora desaparecia, ora ficava só um pedacinho.

Fui nomeando as fases e em pouco tempo ele sabia distinguir a lua cheia, da crescente, da minguante e lua nova.

Nem precisava fazer esta brincadeira para que o conhecimento fosse internalizado. Mas quem disse que tudo deve ser pautado nos princípios da lógica?

Eu sabia que essa brincadeira ia mexer muito com ele, e foi assim mesmo que aconteceu. Chegou ao ponto de ficar tão maluco que nem me deixava terminar os preparativos. Foram dois dias de suspense para ele e confesso que dois dias de estresse para mim e para o papai, já que não foi fácil fazê-lo esperar o brinquedo ficar pronto.

IMG_20130810_223247_0

Comecei fazendo a base com um cd usado onde colei um frasco de cebion que o papai cortou milimetricamente no ponto de aproveitar a tampinha.

IMG_20130810_223021_0

Depois cortei uma cartolina no formato circular e colei uma lua cheia dentro dela. (Essa cartolina está colada no cd! )

IMG_20130810_223038_0

Depois o papai pegou outra cartolina e fez os círculos e as fases da lua de modo que, ao passar pela lua cheia colada na primeira cartolina fosse possível fazer o encaixe e mostrar facilmente as fases da lua.

IMG_20130810_223339_0

Veja o detalhe da tampa do cebion funcionando para que nada escape do lugar!

Este é o brinquedo! A ideia era o Tatá se divertir brincando de “roleta” com as da fases da lua. Para estas ilustrações usamos uns cartões elaborados em inglês, onde vem um desenho com o nome da fase da lua de um lado, e do outro lado uma breve explicação do que está acontecendo.

É bem bacana, mas só depois de tudo pronto lembramos que se trata do hemisfério norte, ou seja, há uma pequena diferença de sentido. Portanto ao fazer a brincadeira é  preciso girar a “roleta” no sentido anti-horário para seguir exatamente as fases da lua! 

Aqui estão os cartões em pdf.

IMG_20130924_114341_0

Então coloquei tudo no chão e ia iniciar a história da Lua. Mas claro que não consegui, já que o Tatá estava maluco para ver e mexer nas luas. Por um bom tempo ele só rodou e rodou a roleta das luas.

IMG_20130924_114438_0

Sozinho ele rodava e identificava as 4 fases principais. “Olha mamãe, a lua minguante!” Ele nem deu bola para os cartões, só ficou ali curtindo.  Mas depois de um tempo eu pedi para que prestasse atenção na historinha da lua.

IMG_20130924_115356_0

“Era uma vez 3 amigos. O Sol, a Lua e a Terra (aquela tampa de baldinho dos lenços umedecidos ali no meio!). Eles queriam brincar de esconde-esconde e pega-pega. Nessa brincadeira só a Lua se escondia. A Terra só ficava olhando e dando risadas, e o Sol que dizia onde e como a Lua se escondia!

IMG_20130924_115409_0

Então eles cantavam “Corre cutia, na casa da tia….” e a Lua corria ao redor da Terra e começava o pega-pega. Quando a Lua chegava perto do Sol ela ficava toda iluminada, mas a Terra não via nada por causa da sombra que a lua fazia!  E a Terra dava risadas!

O pega-pega continuava, e agora a Lua estava bem longe do Sol. Mas era aí que a Terra via tudo, porque a luz do Sol iluminava ela todinha!

E a história continuou por ai! O Tatá ficou no meu colo só escutando, teve muita paciência. Mas depois não quis saber, jogou o Sol longe e ficou só com sua amada!

Fazer o que né? A gente tenta…kkkk


IMG_20130924_114449_0

Mas quando a gente pensa que foi tudo por água abaixo, o baby gira a roleta e fala: “ A Lua Nova se escondeu do Sol mamãe !”

IMG_20130924_120132_0

Depois de um tempão que ele resolveu pegar os cartões. Me perguntou qual era a lua que estava na sua mão.

IMG_20130924_120159_0

E juntos começamos outra maneira de brincar. Ele escolhia um cartão, eu segurava, ele rolava a roleta até chegar na lua correspondente e então falávamos o seu nome. Nesse momento eu lia o que havia do outro lado do cartão, mas como não fazia muito sentido a tradução,  deixamos de lado essa parte.

IMG_20130924_120241_0

Algumas vezes o baby fazia tudo sozinho. Escolhia o cartão, girava, chegava na lua certa e dizia seu nome. Outras vezes confundia tudo! É assim mesmo. O que importa de fato é o brincar, com isso o conhecimento vem junto naturalmente.

Além das fases outros conceitos foram trabalhados como: METADE, UM QUARTO e INTEIRO.

Fases da lua.

Eu colei os cartões em pedaços de caixa de papelão para durar mais. Entretanto a roleta das luas foi feita em cartolina comum, o que significa que a durabilidade será pouca. No mesmo dia o Tatá já havia rasgado um pedaço dela com a força do seu giro! De repente faço outro com caixa de papelão. Fica aí a dica!

O legal é brincar de noite e ir ver a lua depois, assim as crianças ficam mais maluquinhas!

Conhecimentos adquiridos, mas principalmente o prazer de correr atrás das preferências nítidas que o baby tem. Ah isso não tem preço! Então, porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Meu amor, que essa sua segunda paixão (porque a primeira foi a mamãe tá!) seja eterna! Que você possa crescer sem nunca esquecer que existe uma Lua no céu. Que você possa crescer sem perder a ternura, os sonhos, a alegria, a energia, a essência de criança. Te amo.
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

3 comentários:

  1. Amei a brincadeira! Tá vendo só...não foi por água abaixo...ele entendeu tudo direitinho! Fofooo!! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciana, como os pequenos está sempre tudo certo, nós adultos é que complicamos! Beijos e boas brincadeiras!

      Excluir
  2. Luciana, muito obrigado por compartilhar essa ideia conosco. Eu faço estágio em uma escola de educação infantil, e sua ideia simplesmente foi sensacional para ensinar aos alunos sobre as fases da lua.

    ResponderExcluir