Para começar o relato da postagem quero pontuar algumas coisas: Meu filho é muito leve, e o espelho que usamos na brincadeira é muito grosso. Antes de pensar em brincar com espelhos desta forma veja se as condições que você tem em casa são adequadas, e caso negativo procure outras alternativas como por exemplo um papel espelhado, ou nenhuma opção para o reflexo.
Dito isto, também quero pontuar que existem inúmeros benefícios das brincadeiras feitas com os espelhos. A principal é a descoberta e familiarização da própria imagem para decifrar a identidade em formação. No decorrer do texto vou pontuando outros benefícios.
Sempre que navegava pelos sites estrangeiros e via brincadeiras com espuma de barbear eu me deliciava só de pensar no Tatá alucinado com a farra, mas toda vez que chegava no supermercado e me deparava com os preços abusivos deste material acabava desistindo de comprar. Certo dia estava na frente de uma irresistível promoção. Não pensei duas vezes!
Só a espuma seria o suficiente para o baby se divertir, mas preferi incrementar e coloquei alguns tubos com missanga colorida, caso desejasse fazer algumas pinturas modernas!
Espremi o tubo de espuma inteiro e esperei para ver o que acontecia. Achei que primeiro ele iria atacar aquele mar branco de possibilidades, mas preferiu jogar as missangas no meio, e assim explorou o contraste das cores.
Foi um tubo atrás do outro numa sequência tão rápida que nem deu para acompanhar. Sua preferência foi jogar todas as cores no mesmo lugar.
Somente depois que ele fez esse primeiro movimento é que partiu para uma relação mais intensa com os materiais ali expostos.
O foco nessa brincadeira não era o espelho, ele servia como base para concentração e descobertas dos pequenos detalhes expressivos. Algumas vezes peguei o Tatá observando sua face ou vislumbrando seu dedinho contra o reflexo.
Ele também tentou esconder seu rosto do rosto refletido, e com isso automaticamente trabalhou noções de lateralidade (direita e esquerda).
O espelho também ajuda na coordenação motora e coordenação muscular (facial) quando se faz gestos para serem observados, e neste caso com a espuma ele também pode fazer desenhos livres e perceber que nos pequenos espaços que surgiam dos desenhos “ele podia ver o Tatá bem pequenininho e em pedacinhos”.
Ali na edícula haviam algum carrinhos e acabei deixando disponível para o baby, que ficou interessado em brincar, no entanto não explorou muitas possibilidades com eles.
Deixar brinquedos disponíveis é sempre interessante, mas é bom lembrar que nem sempre eles serão utilizados, ou seja, não se deve forçar que ocorram brincadeiras que não forem da vontade da criança.
Mesmo porque com toda aquela espuma escorregadia o Tatá queria mesmo saber de se equilibrar para depois cair no chão!
Nessa altura todo o espelho já estava tomado pela espuma, e consequentemente o chão ao redor, o que foi ótimo para inúmeras possibilidades de um treino físico e mental de equilíbrio.
O Tatá fez vários espacates!
E adorou se jogar no chão!
Também veio para cima de mim cheio de espumas. É claro que brinquei muito com ele segurando-o pelas mãos e deixando ele cair levemente no espelho. Isso rendeu muitas risadas para nós dois.
Em alguns momentos ele só queria curtir a percepção visual e tátil.
Afinal a sensação da espuma no espelho é gostosa mesmo, até eu fiquei brincando um bom tempo de desenhar para ele apagar e assim recomeçarmos tudo de novo.
Essa brincadeira durou aproximadamente uma hora e meia, e depois levamos tudo para o banheiro onde ele pode lavar o espelho e brincar mais um pouco.
Como eu tinha imaginado deu muito certo essa farra e na próxima promoção o Tatá vai ganhar outras possibilidades de exploração sensorial.
Tarde gostosa cheia de descobertas criativas pelo baby, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor queria ter mais grana para poder comprar mais coisas bizarras para você se divertir, mas filho de brasileiro tem que se contentar com promoções mesmo! Assim desde pequeno você vai aprendendo noções de economia e vira criativo de qualquer forma. Beijos de amor.
0 comentários
Postar um comentário