quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tinta de ovos e temperos.
Alescio10:24 2 comentários

Certa vez li num site que as pinturas de Da Vinci eram feitas à base de ovo. Achei simpático, mas deixei para lá. Agora com um filho em casa quanto mais natural forem minhas escolhas mais interessantes serão seus aprendizados. Por isso procurei na web a receita da tal tinta. Não fiz com a autoridade de Da Vinci (com certeza!), mas deu para o Tatá brincar de “pintor profissional”.

Peguei três ovos, separei as claras em potinhos diferentes e despejei em cada um temperos que tinha em casa com certa coloração. Canela, curry e louro em pó. Minha intenção foi conseguir tinta verde, marrom e amarela. Não ficou perfeito, mas o que interessa foram as sensações que o baby conseguiu ter com a experiência.

DSCN0034



Falei para o Tatá o que iriamos fazer. Acho importante a criança estar presente em todo o processo, por isso ele me viu pegando os ovos, fazendo as misturas e separando todo o material. Ficou encantado em saber que a tinta era feita de ovos com temperos. Deixei ele cheirar os condimentos antes e depois da mistura para perceber as diferenças. 

DSCN0036

O engraçado é que não quis dar pinceladas no quadro, mas sim despejar as gotículas da tinta sobre a tela. Isso seria óbvio? Claro que não, ele percebeu que a consistência era outra, que derramava pelo pincel como uma “gosma”, e “resolveu um possível problema de técnica ,adaptando seu estilo de pintura”.

DSCN0041

Quando ele preencheu o quadro do seu gosto me pediu os potes dos temperos que estavam ali perto. Eu disponibilizei na mesma hora.

DSCN0042

Então, para dar mais vida à obra começou a jogar por cima das gotículas o pó do curry e da canela.


DSCN0045

Achei muito bacana essa escolha do baby, sabia que naquele momento a proposta de pintura poderia “terminar” para começar uma outra proposta de “bagunça”, mas nesses momentos não importa se ele segue os meus propósitos, mas sim que possa materializar sua criatividade através da suas vontades. 

DSCN0052

Para minha surpresa, o Tatá não havia esquecido da ação da pintura e continuou com o pincel a sua composição do quadro. 

DSCN0058

Mais de uma vez ele repetiu as gotículas com os temperos.

DSCN0065

E deixou se levar com as mãos na sua criação.


DSCN0070

Às vezes fazia caras e bocas, dava volta no quadro, como se estivesse analisando cada ângulo.

DSCN0078

Adorou a mistura líquida da tinta com o pó dos condimentos. 

DSCN0079

Numa certa hora ele pegou o quadro e trouxe para mim dizendo: “tá “ponto”. Mas ele queria pintar mais, por isso peguei umas bandejas de frios e um vidro de tinta óleo para se divertir ainda mais.

DSCN0080

Se o Tatá estivesse numa escola, com certeza muito antes dessa “bagunça” a aula de artes teria acabado com quadro lindo e perfeito, mas como em casa pode muita coisa, eu liberei, porque o mais importante é sua experiência livre de criação.

DSCN0082

Entendo que nas escolas a logística é outra, e por isso muitas vezes as aulas de artes para educação infantil chega a ser rigorosa demais. A preocupação (às vezes) é mostrar aos pais as “coisinhas lindas” que seus filhos fizeram. Mas o preço a pagar pode ser um pouco alto, porque não é permitido que os pequenos se expressem por inteiro. Por isso, se as crianças tiverem em casa a oportunidade de fazer aquilo que as escolas não deixam, com certeza além do momento ser muito mais feliz (por estar junto com a família pintando e bordando), o grau inventivo da criança será deveras maior!


DSCN0120


Tinta e temperos foi uma ótima combinação, porque  os cinco sentidos estavam sendo explorados ao mesmo tempo. A visão (da arte em si), o olfato (o cheio dos temperos), o paladar (porque a boca do Tatá ficou com canela), o tato (a ação da criação) e a audição (estávamos com trilha sonora). Foi uma entrega total!


DSCN0129


Bom, quando a canela e curry chegaram ao fim, o Tatá queria minha ajuda para colocá-la de volta no pote, e assim continuar sua arte, mas como isso foi meio complicado, resolvi colocar areia colorida que havia sobrado de outras brincadeiras. 


DSCN0144

Com isso, até a mesa virou um quadro! E ficou lindo!


DSCN0146

Toda essa atividade/brincadeira levou aproximadamente uma hora. Com isso havia chegado a hora de arrumar a edícula. Normalmente levo o Tatá para um banho e volto sozinha para arrumar. Mas chegou a hora o moleque me ajudar..kkkk

DSCN0150

Ele ama ajudar a mamãe a passar aspirador de pó na casa.

DSCN0152

O engraçado é que só neste momento que percebeu sua mão com as cores dos condimentos.

DSCN0154



Mas não desistiu, e não me deixou arrumar nada. Com isso ficamos mais um tempão só na atividade da vida prática.


DSCN0020


E a parede da sala vai ganhando mais quadros do meu pintor predileto!

A edícula ficou com o maior cheirão de canela? Sim! 
O aspirador de pó até hoje cheira um pouco a canela? Siiiimmmm! 
O papai brigou porque usei todo o curry dele? 
Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmm!!! 
Mas e dai? Ficou tudo tão lindo!

Recado para o Tatá: Meu amor, algumas mentes machistas podem achar que eu estou te educando muito no mundo feminino (de arrumar e fazer comidas). Mas eles não sabem que os “homens domésticos” fazem o maior sucesso com as mulheres! Imagine sua futura esposa super feliz porque tem um companheiro completamente parceiro na vida. E se você não casar poderá se virar muito bem sozinho em qualquer parte desse planeta lindo. Então aprende com a mamãe sim, porque você só tem a ganhar! Te amo.

Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

2 comentários:

  1. Olá, tenho entrado aqui quase diariamente e adorado td!!!! Qtos anos o Tata tem??
    Tenho uma filha de 2 anos e 3 meses e aproveitando suas ideias para me inspirar e fazer com ela tb!!!
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Que legal Dani, fico muito contente que nossas brincadeiras estejam ajudando! Hoje o Tatá tem 1 ano e 8 meses, mas temos brincadeiras publicadas desde os 6 meses! Entretanto acho que não podemos classificar as brincadeiras em idades, porque todas as crianças se divertem com todas as brincadeiras, cada uma interpretando do sue jeito e aprendendo o que precisa. É isso, super beijo e seja bem vinda!

    ResponderExcluir