Quando eu era pequena gostava muito de brincar com o espelho. Minha brincadeira era assim: Colocava o espelho refletindo o teto da casa e andava por todos os lados como se os obstáculos vistos do alto realmente existissem. Devia ser muito engraçado para quem ficava me observando, já que era um tal de pula-pula, abaixa, levanta sem aparentemente nenhum motivo.
Lembrando disso resolvi proporcionar ao Tatá sua primeira brincadeira livre com o espelho. Mas como ele não entende ainda as "leis da imaginação" versus "as leis da física" tinha então que bolar algum atrativo para ficar legal.
Olhei a beterraba no fundo da geladeira que já estava quase passada e pensei: hummmm é por aí!
"Santo juicer"! Coloquei o espelho no chão, dois pincéis (que ele já assimila serem parceiros das tintas) e um pote com o suco de beterraba.
Primeiro encantamento: A própria imagem no espelho e os movimentos do corpo.
Costumo colocar músicas gostosas quando vamos fazer alguma atividade/brincadeira, e ele ficou um tempo dançando com os pincéis na mão. Em princípio não queria subir no espelho, vai saber o porquê? Será que ele estava achando que ia pisar em si mesmo? Achei isso o máximo!
Mas sendo ele um danadinho por bagunça, e sabendo que aquilo vermelho no pote só podia ser "ita" (tinta), ficou apontando e pedindo o recipiente. Então virei um pouco bem no meio do espelho, o que fez ele tomar coragem e ir até lá.
Como sei que o espelho possui uma certa mágica, e como a música estava nos envolvendo, acabei não falando quase nada nestes momentos, talvez isso tenha ajudado o Tatá a ficar tanto tempo só olhando a sua própria imagem esquecendo-se até da tinta de beterreba com aquela cor tão bonita.
Foi de propósito deixá-lo peladinho, além do calor que estava fazendo ia ser uma ótima oportunidade para ele ver seu corpo por vários ângulos ainda não vistos.
Era algo muito interessante ver como a cada pincelada no espelho, e consequentemente cada "cara nova" que aparecia, ele ficava intrigado.
O segundo e constante encantamento: Ver todo o seu corpinho fazendo coisas engraçadas, e continuando "limpinho" ao invés de todo vermelhinho como aquele que aparecia na sua frente!
Depois destes momentos deliciosos, ele descobriu que também podia ficar vermelho e começou a se pintar, mas acabou não achando muita graça, o que me fez transferir a brincadeira para o quintal e começar uma outra: lavação geral!
Ele, espelho, potinho e tudo o que estava por perto entrou na brincadeira. O que foi super interessante, pois com a água no espelho outras revelações e entendimentos da "física da vida" estavam sendo processadas no seu "pequeno grande cérebro".
Caiu tinta de beterraba por todos os cantos da edícula, principalmente quando ele descobriu que batendo o pincel no espelho a tinta voava no ar. Então imaginem como ficou. Mas vou deixar de proporcionar ao baby uma experiência tão significativa de construção e reconhecimento da sua identidade?
Afinal, porque não mamãe?
E para quem mora em apartamento só uma dica: o box do banheiro é um ótimo lugar para brincadeiras assim!
Recado para o Tatá: Filho quase entramos em transe...kkkk...você encantado com sua imagem no espelho e eu encantada com você! Te amo!
Bela experiência!
ResponderExcluirCom certeza anônimo, é uma brincadeira com vários descobertas interessantes! Beijos
Excluirachei ótima a idéia de fazer tinta para os pequenos com suco de beterraba!
ResponderExcluirSuco de cenoura também fica lindo! Vale a pena experimentar! beijos
Excluir