quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Apresentando as cores e suas tonalidades
Alescio11:33 6 comentários

Um momento de conquista da criança é quando ela reconheçe as cores do mundo e a variedade das tonalidades existentes. Por isso comecei a fazer algumas brincadeiras com o Tatá para pontuar as 4 cores primárias.

Tudo muito simples, uma bacia, um pouco de farinha de mandioca (que já estava sem uso culinário) e objetos do dia-a-dia. 

Apesar do Tatá conhecer muito bem cada brinquedo, o fato deles estarem na bacia com a farinha foi um atrativo completamente diferente. O que gerou bons minutos de diversão, atenção e descoberta das cores e tons.




A primeira cor que apresentei foi a azul, pois já havia reparado ser a sua predileta. Acho que isso não tem a nada a ver com questão de gênero, mas sim com questões da cromoterapia. Como o azul transmite paz e equilíbrio, acredito ser natural para os bebês gostarem dessa cor.







Quando ele viu a bacia fez sua cara típica de "uau", e avançou para colocar sua mãozinha na farinha, afinal é uma delícia mesmo e gera um efeito super relaxante.
 




Como havia colheres e potes na bacia, sua brincadeira também ajudou muito na coordenação motora de tanto ele colocar e tirar os pequenos grãos dos recipientes.





Alguns dias depois fiz a bacia de cores e tons amarelos. Nesta até uma laranja entrou, para ele ver que uma das suas frutas prediletas está dentro das nuances do amarelo.
 




Como da outra vez a farinha chamou primeiro sua atenção, e depois a possibilidade de ter seus brinquedos como instrumentos da sua imaginação. 





Também havia colocado uma aranha, e quando ele veio me mostrar aquela coisa diferente (este objeto ele ainda não conhecia) frisei o seu nome, e de imediato ele repetiu: "Aãnhã"....








Mais alguns dias depois foi a vez do verde, como tinha um potinho com tampa, e como ele estava na fase do abrir e fechar ele ficou um bom tempo se divertindo com esta ação manual.




Normalmente eu deixava a bacia pronta para quando ele acordasse já pudesse encontrar tudo preparado, e neste dia quando entramos na edícula ele viu a bacia em cima da estante e apontou direto para ela, como se dissesse: "oba já sei o que vai rolar"!

  
  


Quando a criança assimila uma brincadeira ela está pronta para se aprofundar e explorar ainda mais as suas descobertas, e assim o Tatá foi dando outras utilidades para os objetos, como quando ele colocou o lápis dentro da bola com furos e tentou girá-la.





A última cor foi a vermelha, preferi assim já que as vezes ele ignora os objetos vermelhos, e por isso procurei coisas em casa que fossem mais interessantes, como por exemplo a bola de bexiga que é sucesso garantido, e outra aranha que tanto ele gostou.






O Tatá tem uma concentração natural, o que acho bem bacana. Ele olha, vê, manuseia e então interage comigo para "perguntar ou comentar" sobre as coisas que chamam atenção. O que sempre faço prontamente é responder sobre o nome das coisas e para que servem. Essa conversa com certeza ajuda na construção do vocabulário. O resultado disso é que ele entende praticamente tudo o que explico, e no momento que finalmente começar a pronunciar as palavras saberá o significado de muitas delas.



Obviamente que tudo isso para ele é pura brincadeira, e é assim que tem que ser!

Essa atividade fez sujeira? Um pouco! Requeriu um certo tempo para executá-la? Sim! Valeu a pena? Claro! Ele agora entende as cores primárias? Talvez sim, talvez não! E seu cabelo, ficou cheio de farinha? Siiimmm, afinal, porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Filho a mamãe conseguiu gravar sua cara de "uau" para que você possa ver no futuro seu entusiamo pela vida. E esse rostinho sempre foi o meu termômetro, pois toda vez que você solta seus sons e faz seus gestos de feliz eu sei que estou no caminho certo. Te amo muito filho!


 

Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

6 comentários:

  1. Adorei! Por coincidência hoje decidi separar uns brinquedos de cada cor para apresentar pro Benjamin, mas vou tentar com a bacia e algum elemento extra parecido com a farinha.
    Ahh, e só a título de curiosidade, por aqui a cor preferida por um bom tempo foi o laranja, agora já não sei mais.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Rô que vocês estão se divertindo no mundo das cores. Também usei em outra brincadeira a base de arroz, mas pode ser várias coisas, como por exemplo lã crua, areia, etc. Beijos aos dois!

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando seu blog, seu filhote é um fofo!!! As atividades estão super legais! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Paloma, é bom saber que estão gostando, assim me dá animo para publicar nossas experiências simples, mas de puro amor!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Fácil e super interessante, vale muito a pena fazer Anônimo. Beijos e boas brincadeiras.

      Excluir