Estava com uma muda de hibisco em casa a algum tempo só esperando o momento certo para plantar com o Tatá. Claro que a idéia é que todo o processo fosse feito por ele, desde o adubo até a plantação, e por isso a atividade/brincadeira iria demorar alguns dias.
Iniciei com a coleta do "adubo natural" que veio direto da sua papinha. Foram várias cascas de ovos separadas e que eram quebradas conforme apareciam.
O primeiro contato foi de estranhamento, suas mãozinhas chegaram bem de vagar nos ovos. Ele me olhava como se dissesse: "Mamãe o que é isso?" E eu respondia falando que era apenas a casca do ovo. Como ele não sabia direito o que fazer, resolvi quebrar um pedaço para que pudesse compreender as possibilidades de acontecimentos.
Mas depois da demonstração não foi preciso falar mais nada, já que ele "se amarrou" na brincadeira de quebrar as cascas.
Também ficou alucinado com a idéia de ter as cascas escorregando pela sua mão, além de obviamente vê-las voando pela sala, o que me fez encher o potinho várias vezes seguidas.
No decorrer das semanas bastava eu colocar o ovo para cozinhar que ele já sabia que em instantes poderia se deliciar com a brincadeira sensorial. Essa repetição da atividade rendeu o pronto reconhecimento da palavra de três letras, que na sua linguagem bebezistica já tem um lugar cativo. Hoje em qualquer espaço que ele veja o alimento, de imediato fala ovo com sua entonação singular.
Também tomamos muitos cafés, para guardar o pó que iria completar o adubo, mas este só apresentei no dia.
Quando juntei uma quantidade suficiente de ambos os ingredientes esperei um sol bonito e colocamos a mão na massa (digo na terra!)
Abri o pote do pó de café e ele foi automaticamente ver o que era aquilo. Como sempre chamo sua atenção para o cheio dos alimentos e bebidas, ele não estranhou o forte odor daquele pó.
Entretanto, o que mais chamou sua atenção foram os "instrumentos de trabalho". Ele amou manusear a enxada e a pá (que deixei sem problema algum).
Como elas são pesadas, foi muito interessante ver sua "resolução do problema" para deixá-las em pé e conseguir fazer alguns movimentos típicos da plantação.
Foi um ótimo exercício para proporcionar equilíbrio, já que ficar de pé e manusear a enxada ao mesmo tempo era novidade para ele.
Ele só não quis esperar o momento certo para colocar o adubo na planta, mas isso não foi um grande problema, pois tinha material suficiente para ele explorar.
Esta atividade é muito completa, afinal ela trabalha os 5 sentidos...
Tato: mexer na terra, adubos, etc.;
Olfato: o cheiro dos elementos;"
Audição: "ovo Tatá", "adubo filho", "hibisco meu amor";
Visão: visualização ampla do conjunto e das partes;
Paladar: obviamente que o pó, o ovo e até a terra foram experimentados.
Pena que na hora da plantação não deu para tirar foto (prefiro estar com ele do que apenas na imagem!).
Fez sujeira na sala com os ovos? Sim! Comeu terra? Sim! Comeu outras coisas? Sim! A meia cheia de pó de café foi passear na sala? Sim! E tudo isso pode? Sim!!!!! Afinal, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor te proporcionar o primeiro plantiu de árvore da sua vida não tem preço! Você adorou tudo, mas principalmente amou ficar um tempão com a enxada de um lado para o outro, e claro, na hora de colocar água na plantinha também, aliás, não só o hibisco ficou molhado, mas você ficou todo encharcado, e a mamãe também, porque não resisto de entrar na brincadeira com você. Melhor do que fazer para você alguma coisa, é estar com você junto nesta coisa! Te amo!
Mamães que moram em apartamentos não tem desculpa viu, é só providenciar um vaso legal e escolher a muda. Acho muito bacana as espécies com flores, já que rende outros tantos conhecimentos, mas um tomate (por exemplo) também é legal, pois ele pode virar um almoço depois!
Nice post. Ӏ uѕeԁ tο be checking contіnuously this blog and I'm inspired! Extremely useful information specially the ultimate section :) I handle such information a lot. I used to be looking for this certain information for a long time. Thanks and best of luck.
ResponderExcluirFeel free to visit my blog bioingenios.ira.cinvestav.mx:81
Que bom que foi útil! Fico feliz por ajudar! Boas brincadeiras!
ResponderExcluir