Outra "bacia sensorial montessoriana" que fiz e deu super certo foi esta com macarrões coloridos (os mesmo que usei para fazer os "chocalhos do barulho"), primeiro porque o Tatá adora colocar (e tirar) objetos de dentro de caixas, segundo porque não requer gastar muito dim-dim para fazer o brinquedo ( já que é comum ter um potinho desse em casa), e terceiro por ser um ótimo (e super pedagógico) brinquedo que estimula diferentes habilidades, como por exemplo, a coordenação motora fina, a atenção e concentração, a imaginação, entre outras.
Para montar a atividade é interessante que o pote seja transparente para que o bebê possa ver o conteúdo, e com isso permanecer interessado na sua jornada de "tira e põe".
Um trabalho em equipe é fundamental, então chame seu marido para fazer o furo!..kkkkk Depois é só colocar o macarrão colorido (ou qualquer outro material do seu interesse) dentro da bacia e apresentar ao baby. Você vai ver como é automático, mesmo sem falar uma só palavra, a criança vai pegar os objetos para colocar dentro do pote!
O Tatá ficou um tempão distraído com esta brincadeira, o que é ótimo para qualquer pai/mãe que não gosta dos filhos na frente da televisão. Como o pote precisa ser rosqueado para conseguir abrir, também auxilia no movimento giratório da mão. O Tatá está quase conseguindo, por enquanto ele põe a tampa e tira, mas ainda não entendeu o movimento circulatório.
É claro que a sala inteira ficou com macarrão espalhado, e muitas vezes a brincadeira era virar a bacia, mas sem problemas, afinal, porque não mamãe? Sempre vale a pena ver seu filho rindo e ao mesmo tempo desenvolvendo sua habilidades.
Recado para o Tatá: Amor, como a mamãe está adquirindo mais paciência com você (kkk), isso é uma dádiva! Obrigada! Perdi a conta de quantas vezes tive que desrosquear o pote para você, pois além de colocar e tirar os macarrões com o pote fechado, você também queria isso com ele aberto! Mas valeu muito a pena, já que sua coordenação motora é ótima!
Querida, parabéns pelos seus regostros, liiiiindos, amei cada palavra, cada foto, dá pra ver seu carinho transbordando em tudo. E parabéns pelo filho lindo também!
ResponderExcluirLu
estimulandomeusfilhos.blogspot.com
Obrigada Luciana Teixeira, nada como fazer do dia a dia momentos de alegria misturado com conhecimentos para os pequenos! Bjs
ResponderExcluirQual a idade do Tatá quando fez esse? Quero tentar com a Isadora, pra ajudar na concentração e na coordenação.
ResponderExcluirNão lembro Fabi, mas manda ver, não fica preocupada com a idade não, cada criança tem um ritmo diferente, e em todas as atividades as crianças aprender algo, além de ser um treinamento sempre! Bjs
ResponderExcluir