Fim de tarde fria! Bruuuu, o que fazer? Ficar vendo filminho? Ou tentar brincar de alguma forma prazerosa para mamãe e bebê? Para o Tatá tudo é festa, ainda mais se tem tinta no meio! Fui na edícula e peguei alguns apetrechos para proporcionar momentos gostosos. Quatro potes de tinta, alguns pedaços de esponja recortada em figuras de formas, um pote, pincéis diversos e uma caixa. Pronto! Garantido mais de uma hora de diversão sem muito trabalho!
Deixei o aquecedor esquentar o banheiro do papai (hehehe) e tirei a roupa do Tatá que já estava maluquinho vendo o paraíso ali no chão!
Os potes estavam cheios de tintas, sabia que isso ia render muita bagunça boa! Então liguei o som e fiquei ali num cantinho só olhando o baby se divertir. Desta vez a trilha sonora foi Pato Fu, com “Música de brinquedo”
E ouvindo um bom som, o Tatá começou nas suas pinceladas.
Mas quando a tinta é farta, logo o baby começa a fazer o que mais gosta: derramar tudo e ver o caminho das cores. Nunca falo nada nessas horas, porque sei que isso é prazeroso, e também não faço questão que ele tenha uma “postura correta” de pintar. Ainda não chegou a hora de encara-lá apenas como instrumento de pintura, pois seu momento é experimenta-lá conforme suas necessidades sensoriais. É assim que deve ser! E também não fico tendo preocupações do tipo “Ai vai acabar tudo e vou ter que comprar de novo!"
Primeiro porque, comprar de novo vou mesmo, quantas vezes for necessário e quantas vezes desejar que exista uma relação entre baby e as tintas, e segundo, se a proposta é liberdade de expressão na brincadeira, então devemos respeitar o ritmo natural das crianças, e deixa-las livres para dar vasão à sua própria criação. Resumindo: sem estresse!
Depois de boa parte das tintas terem sido derramadas, o Tatá foi buscar algumas esponjas.
Primeiro colou com o pincel um pouco de tinta e depois fez carimbos na parede.
Mas não ficou muito interessado e voltou logo as misturas coloridas.
O engraçado foram as pegadas que ficaram no chão!
Os pincéis ele explorou bastante, tinha até uma escova de dente velha!
E as paredes foram ganhando mais e mais cores.
E o corpinho do Tatá também!
Ele ficou mais ou menos uns vinte e cinco minutos só fazendo sua arte, até que me pediu água. Então tá…
Liguei o chuveiro e uma nova brincadeira aconteceu! Conforme a água caia nas tintas e dissolvia, o baby ficava encantado com as novas misturas.
Além de pintar também usou os potes para brincar de empilhar. Quando os pequenos tem liberdade muita coisa surge, afinal o mundo visto pelos olhos deles é muito mais interessante e mágico. Estes potes viraram um castelo para o Tatá.
Conforme a água caia na parede pintada e escorria a tinta, o baby sentia necessidade de refazer o desenho. Ele achou aquilo muito louco! E falava: “Olha mamãe, o desenho tá saindo, vou pintar de novo!”
Ficamos com o chuveiro ligado mais ou menos uns quarenta minutos. Sei que isso é totalmente anti-ecológico e insustentável, mas como seus banhos são sempre rápido e de banheira, não fiquei com muito peso na consciência. E depois costumo fazer o balanço da minha “pegada ecológica”, e quando não dá para economizar daqui, economizo dali!
A caixa nesse momento foi um ótimo instrumento de diversão! Porque o Tatá ficou mais um tempão brincando ali dentro.
Sem deixar de interagir com as tintas!
No final da brincadeira o banheiro ficou branquinho de novo, porque pedi ao baby para ajudar a mamãe e ele limpou tudo com o chuveirinho. Claro que amou!
Brincadeira de pura imaginação e criatividade no estilo auto-limpante? Por que não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor confesso que essa brincadeira foi bem fácil e a mamãe ficou só ali do seu lado curtindo um som e te admirando. Você até esqueceu que eu estava presente! Depois veio todo limpinho e trocado no meu colo adormecendo de vagar. Ai ai como isso é bom! Te amo.
Querida, adoro as brincadeiras de vocês. Me diga uma coisa: qual a tinta uasada? E qual a idade dele mesmo? Um abraço!
ResponderExcluirOi Kamila, tudo bem? Fico feliz por estar gostando! A tinta é guache, você acha fácil em supermercado. É bem baratinha! E a idade do Tatá hoje é 1 ano e 9 meses, mas não fica preocupada com isso não viu! Qualquer criança pode brincar com tintas, se a sua for muito pequena use tinta comestível, feita de farinha, água e corante de alimentos. Você pode achar 4 receitas aqui no blog. É a primeira brincadeira do Top 10! Bjs
ExcluirGostei principalmente da sua postura. Realmente a vida deve ser encarada com leveza. Sujou, limpa não é mesmo? Confesso que qnd vi a tinha no rejunte deu um friozinho na barriga... rs...
ResponderExcluirMas vou fazer aqui em casa com a minha pequena e vamos nos divertir muito.
Flávia
Obrigada G pela visita, tem muita coisa legal para te dar ideias de brincadeiras. Nos menus você tem opções de brincadeiras secas ou molhadas, ou seja, com muuuuita bagunça ou pouca..kkk...beijos
ResponderExcluirFlávia essa é uma das brincadeiras mais fáceis de limpar, porque eles também adoram usar o chuveirinho e como guache sai rápido então não tem terror! De repente separar um dia da semana para brincadeira com bagunça é uma opção! Sabe o dia que vale tudo!? E com certeza sua pequena vai amar! Boas brincadeiras e obrigada pela visita. Bjs
ResponderExcluirjá era uma idéia o guache. Só esperando esquentar um pouquinho, pq mesmo c aquecedor eh frio! Mas aqui o B já brinca no banheiro todo dia! Tenho um tapetinho emborrachado q ele fica sentado com seus mil potinhos kkkkk, enquanto eu tomo meu banho. Depois dou o banho dele e chamo o papai pra vir retirar do banho. Hora difícil viu, não quer sair por nada!
ResponderExcluirOs tapetinhos são bem úteis mesmo! Eu coloco às vezes quando faço um banho de "ofurô" no Tatá (baciona..kkk!), mas o banho comum ainda é na banheira, porque ele ama sua "jacuzzi", não troca por nada! Acho que vou precisar fazer reforma no banheiro para o baby se divertir mais ainda (hehehe). Até mais Suelen. Bjs
ResponderExcluir