Decidir fazer um bolo hoje em dia é sinônimo de ajudante alucinado à minha espera! Nem termino de falar e ele já está na cadeira do chef! A receita do dia= bolo de cenoura!
Como o baby está acostumado à culinária infantil, a cada dia sua participação aumenta. Então tá, vamos lá raspar cenoura!
Conforme ralava olhava o resultado.
E recomeçava tudo de novo. Para esta receita coloquei duas cenouras grandes. Ele não teve paciência para ralar tudo, mas teve várias tentativas de sucesso. E percebeu sozinho o legume diminuindo de tamanho, isso foi ótimo, porque somente nessa hora é que percebi “esse gancho” pedagógico: “Sim filho, ela era grande e está ficando pequena e ganhando um outro formato” (causa e consequência e transformação, dois conceitos científicos!).
Três ovos, que o baby quebrou sozinho, e depois colocou no liquidificador trabalhando assim coordenação, mira e força (diferentes habilidades num só procedimento culinário!)
Tudo bem que a casa ficou bem arrebentada e depois tive que pescar uns pedaços no meio do potinho, mas isso faz parte!
Uma xícara de óleo que foi direitinho para o copo do liquidificador.
Duas xícaras de açúcar, que desta vez ele não percebeu o limite do liquidificador (também faz parte!).
E a primeira parte do bolo estava pronta! Pedi que descobrisse sozinho qual botão deveria ligar (em cada um há um desenho auto-explicativo), o Tatá foi “cantando a bola”, mas tive que ajudá-lo a tomar a decisão correta (ou será que ele queria mesmo apertar o triturador de gelo porque era mais legal?).
Na segunda parte duas xícaras de farinha e uma colher de fermento deixaram o Tatá super contente, porque estava chegando a hora mais esperada…
Misturar tudo! Fui aos poucos colocando o líquido e o pequeno foi fazendo o resto do serviço. Aqui também podemos trabalhar causa e efeito, além de conceitos como homogêneo e heterogêneo.
Untar a forma também é importante. Com isso ele pode sentir a textura da manteiga e perceber em suas mãos a transformação que acontece conforme manuseia o ingrediente.
O Tatá não consegue ainda distribuir o trigo na forma untada de manteiga, aliás, o que ele quer mesmo é fazer desenhos com a farinha, isso é legal, mas é melhor contar com o bolo grudando nessas partes da forma!
A cobertura também ficou com ele. Quatro colheres de chocolate, que foi tirando delicadamente da caixa sem derrubar. E ainda contamos juntos aplicando desta forma a matemática!
Duas colheres de açúcar, que adorou ver caindo o branco no marrom!
E uma colher de maisena (adoro vê-lo fazer maisena e aperfeiçoando seu vocabulário).
Para esperar o bolo assar nada como brincar um pouco com maisena/óleo/corante, afinal, o Tatá não é de ferro e adora uma “areia caseira”!
Banho tomado, bolo assado e o toque final dado pelo baby: um potinho cheio de granola!
Super saudável, gostoso, didático, e deixou o baby mais que feliz… então, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Amor, amo fazer culinária contigo, mas a cada dia está mais complicado, porque você simplesmente quer fazer tudo, arroz, feijão, carne, salada, omelete, enfim, quer comandar a cozinha!!! Olha não se preocupe, assim que você crescer mais eu vou ler meus livros que estão acumulados enquanto você faz aquele jantar para nós tá! Eba!!!! Vou me dar bem!!! Te amo.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEstamos juntas em sintonia Ana Paula! Para não mostrar seu email preciso excluir essa mensagem, tudo bem? E para você receber os post na sua caixa postal você tem que colocá-lo ali na barra lateral da direita onde está escrito Email. É automático do programa. Você que precisa fazer isso, pois se não me engano eles pedem senha! Beijos e nos falamos!
ExcluirNossa Lesly, realmente eu sou muito sua fã...adoro as atividades que vc faz com o "gotoso" do tatá e já consegui fazer muitas delas com meu filhote. Nossa, li esses dias (em um dos comentários) que ele tem 1 ano e 9 meses. Por Deus, achei que fosse mais...como ele é desenvolvido!!! Parabéns!!!! O meu está com 1 ano e 1 mês agora (nos falamos por e-mail há um tempo atrás, sobre atividade com bolinhas de gel, e ele tinha 10 meses na época). O tempo vôa!!! Logo logo vou colocá-lo para cozinhar comigo tb!!!! Bjssss
ResponderExcluirOu Luciana, fico feliz por gostar, acompanhar e trocar! O Tatá começou tudo muito cedo, a andar, falar, interpretar. Isso é dele, mas claro que as estimulações beneficiam muito! Bom seu pequeno já pode te ajudar sim, descascar milho é ótimo, mexer na tigela de farinha também. Vai aos poucos incrementando que logo logo ele pega jeito. Super beijo e nos vemos por aqui!
Excluir