sexta-feira, 3 de maio de 2013

Canudinhos habilidosos.
Alescio16:09 6 comentários

Sempre que o Tatá toma suco ou vitamina e utiliza canudinho fico com dó de jogá-los fora, então lavo e guardo para algum momento de atividade.

Como estava com uma caixa de papelão estreita “dando mole” achei que iria ser uma boa saída para proporcionar mais habilidade ao baby. 

1367352005534
Encapei a caixa com papel colorido, peguei o furador e fiz furinhos em toda a volta, separei os canudinhos (que são de listras coloridas) e deixei tudo à sua disposição.

IMG_20130502_174335_0

Quando o Tatá viu tantos canudos fora do contexto alimentar achou o máximo e foi pegando para brincar.


IMG_20130502_174349_0


Mas não tinha percebido que os buracos estavam ali para um objetivo, por isso disse que poderiam ser encaixados naqueles furinhos. Bastou dar a ideia que o baby foi logo exercitando sua coordenação motora fina.


IMG_20130502_174409_0



As crianças gostam de fechar e abrir tampas; tirar e colocar coisas pequenas dentro das grandes ; empilhar latas, entre outras coisas. Por isso quanto mais oportunidades eles tiverem para realizar tais tarefas melhor será sua coordenação motora fina que é uma habilidade necessária para diferentes questões do corpo e mente.


IMG_20130502_174439_0


“Crianças com transtorno de desenvolvimento da coordenação têm problemas de habilidade motora e encontram dificuldades em realizar atividades do cotidiano, como amarrar o cadarço, andar de bicicleta, escrever e praticar esportes. Em alguns casos pode até sofrer de depressão”. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. (Fonte: Wikipédia)
Por isso a importância de simples brinquedos como este para diverti-los e ensiná-los.



IMG_20130502_174520_0


O Tatá adora atividades com desafios, às vezes vence as etapas com facilidade, às vezes não, mas isso também é importante já que lidar com a frustação faz parte do aprendizado.


IMG_20130502_174641_0
Disse para o baby que o mesmo canudo poderia passar por dois buracos distintos. Não conseguiu de primeira e tive que mostrar várias vezes como se fazia, mas depois de algumas tentativas ele começou a manusear bem melhor o brinquedo.

IMG_20130502_175731_0

Em determinado momento pegou seu urso e colocou dentro da caixa e ela virou um barco na nossa imaginação, já que comecei a cantarolar a música dos “indiozinhos que o jacaré se aproxima e o barco quase vira” (lembra?) Nesta hora eu virava a caixa para ver se o urso caía e o Tatá ria muito com isso!

IMG_20130502_175851_0

As brincadeiras sendo acompanhadas de canções infantis conhecidas ou inventadas na hora deixam uma marca diferente nas crianças, que associam as músicas às ações, o que torna a compreensão mais fácil da mensagem. Pena que a mamãe aqui é muito desafinada, no entanto  para minha sorte o baby não acha, e sempre pede bis!

IMG_20130502_174906_0

Dentro dessa atividade/brincadeira também é possível trabalhar cores (Cada lado da caixa tem uma cor diferente e os canudos também) e matemática (Vamos colocar três canudos amarelos!).
Fazer uma caixa desta ou guardar os canudos não dá trabalho nenhum,  e a brincadeira pode durar dias seguidos, trazendo mais destreza para o baby, então a pergunta é: Por que não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, às vezes a mamãe faz algo e acha que não vai ter sucesso nenhum contigo, mas sempre aprendo que as coisas mais simples é que podem proporcionar momentos mágicos de pura entrega. Essa lição devo à você! Amo sua concentração e seu interesse pelo sútil. Com certeza a mamãe também está aprendendo muito com você, e na minha mente e coração esses momentos jamais passarão. Te amo.

Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

6 comentários:

  1. Muito legal, Lesly!!!
    Coordenação motora fina!
    Música!
    Cores!
    Matemática!
    Histórias com o ursinho!
    Demais!!!
    Uma sugestão seria colocar a referência (link) da Universidade de Bristol.
    :^))

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo, tudo bem? Que legal você por aqui! Seja bem vindo! Então, essa citação peguei na wikpédia, mas não tinha o endereço original do artigo e da universidade. Mas com certeza vale uma pesquisa mais detalhada. Entretando é fácil achar textos que falem sobre coordenação motora fina, acho que no site da feusp também deve ter. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Lesly, amo seu blog. Que bom que encontrei alguém como eu. Também faço e invento mil e uma coisas com minha filha. Não tem nada melhor do que ver nossos filhos crescendo e aprendendo com coisas simples da vida. Brincar na areia, pintar, cozinhar... Tudo eh brincadeira e aprendizado, para toda a vida. Meu lema tbem eh esse "por que não mamãe". Vamos viver felizes, vamos experimentar. Sou dentista e deixei meu trabalho para poder proporcionar esse aprendizado a minha filha. Esses primeiros anos de vida são mto importantes, estamos formando a inteligência emocional deles. Ninguém melhor do que a mãe para fazer isso. Hoje os valores estão tão invertidos que o normal eh filho criado pela babá. Qdo falo que abri mão da minha vida profissional por um bem maior, as pessoas não entendem. Tenho certeza que nenhuma babá iria fazer essas baguncas e brincadeiras com minha filha, que realmente dão muito trabalho e sujeira. Eh mais fácil colocar em frente a tv. Mas não, quero uma infância divertida, cheia de aprendizado e curiosidades para minha filha. Obrigada pelas várias idéias que vc já me deu e ainda da para fazermos juntas. Mesmo sem te conhecer pessoalmente me sinto sua amiga , compartilho os mesmos pensamentos, a forma de viver a vida e criar os filhos. Bjos. Bruna

    ResponderExcluir
  4. Oi, adoro seu blog. Já te visito ha algum tempo, e também ja fiz algumas das atividades que você descreve... Admiro muito sua doação como mãe, e como profissional, ensinando seu filho e a gente também. Indico pra todo mundo que tem filho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna, fico feliz por estarmos em sintônia, com certeza as crianças só tem a ganhar com nossa dedicação e amor. As pessoas não são perfeitas e nenhuma educação é "a mais correta", mas obviamente que um filho criado à base do respeito e atenção (com alegria e o amor incondicional) não tem como ficar "torto" na vida. Obrigada pelas palavras e por compartilhar sua história. Felicidades para vocês e vamos nos falando por ai! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Iara, obrigada por nos visitar e principalmente por fazer as brincandeiras com seu baby. Tenho certeza que ele adora assim como o Tatá. E super valeu por nos indicar! Beijões e até mais!

    ResponderExcluir