O Tatá pegou sua primeira e grande gripe. Que desespero vê-lo com dificuldade para respirar. E sua carinha de caído então, me corta o coração! Até para ver um Dvd no colinho da mamãe é difícil já que a gripe veio com meleca escorrendo o tempo todo, espirros e tosses insistentes!
Para dar banho só na correria. Por conta de tudo isso e para proporcionar um pouco de alegria resolvi juntar o útil ao agradável.
Santas bolinhas coloridas de gel, fez a felicidade do baby por mais de quarenta minutos! Nem sempre tenho essas gracinhas na mão, por isso sempre que vou numa floricultura já separo uns saquinhos (que são bem baratinhos) e deixo guardado para momentos especiais. Junto delas, potinhos, peneiras, um funil reciclado, colheres, garrafas e banheira no chão com direito a tapetinho.
Quando disse que no seu banho teria brincadeira ele foi logo correndo e tirando sua roupinha (e colocando no cesto de roupa suja!). O mais legal foi ver seu sorrisão de alegria quando avistou aquele parque de diversão na sua mini “jacuzzi”.
Um banho quentinho é sempre bom nessas horas, e por indicação de um amiga joguei umas gotas de essência de eucalipto na água para ajudar a descongestionar o nariz do baby. Além de colorido, seu banho estava super cheiroso! Queria eu ter um banho assim!
Logo depois de molhar um pouco as “boinhas” com o chuveirinho, ele providenciou a garrafa para ali dentro colocar algumas delas. Ótimo para brincar e desenvolver ainda mais a coordenação motora fina.
Entrar e sair da banheira foi uma constante no começo da brincadeira, ele não sabia se ficava curtindo dentro, ou se saia para pegar os objetos, mas o que aconteceu bastante mesmo foi ele sair para pegar as bolinhas que escorregavam para fora. Achei o máximo porque assim o baby se exercitou bastante e praticou sem perceber seu equilíbrio físico.
Conforme a água ia enchendo a banheira, brincar com o gel se tornava mais interessante, por isso os potinho foram indispensáveis.
Certo momento desliguei o chuveirinho e deixei a água cair solta pelo chuveirão. Além de deixá-lo mais quentinho a brincadeira se tornava mais desafiadora, já que para pegar as bolinhas foi algo mais complicado.
Atividades sensoriais são muito interessantes para as crianças (de qualquer idade), ainda mais se a brincadeira permitir que todo o corpo sinta e decifra o mundo.
Nós adultos dificilmente percebemos o que está à nossa frente, imagina então perceber o sútil. Portanto, quanto mais desenvolvermos nos pequenos a sensibilidade através do seu corpo mais fácil será para eles perceberem os detalhes que os cercam.
Colocar e tirar as bolinhas de dentro do recipiente também pode ser um bom motivo para trabalhar conceitos matemáticos como: cheio e vazio (olha como está cheio agora seu potinho!).
O uso da peneira é bem bacana, o Tatá pescou várias vezes as bolinhas coloridas e percebeu que no movimento de pescá-las, algumas delas ficavam “boiando” na banheira, ou seja, outro conceito científico que pode ser trabalhado mesmo num dia de gripe e totalmente dentro da concepção de brincadeira.
Em muitos momentos fiquei apenas observando, mas nem sempre porque eu queria, e sim porque não adiantava conversar com o Tatá, ele estava tão entregue e concentrado que nem deu bola para a mamãe….kkkk e buááá´….
Adorou lavar as “muitas boinhas” que ficavam na peneira. Oba, outro conceito matemático: muito e pouco! Quem pensa que um banho é só um banho, está muito enganado!
É, um banho desses fez o Tatá esquecer que estava com gripe. Não espirrou em nenhum momento, e o cheiro gostoso do eucalipto também deu uma acalmada relaxante no baby.
Para quem nunca espremeu um bola de gel na mão não sabe o que está perdendo, é uma delícia, e quando o Tatá se lembrou dessa possibilidade ficou só na atividade de força da mão e punho.
O complicado foi o baby pescar as bolinhas com a colher, eu bem que dei essa ideia para ele, mas como não conseguiu nas primeiras tentativas (e acho eu que o soninho já estava chegando), preferiu colocá-las na colher com as mãos mesmo.
E assim também fez com a garrafa grande.
Com um banho super demorado rolou um xixinho na água! Ops! Peguei no flagra!
Deu trabalho para pegar todas as bolinhas depois? Sim! Mas dá para usar outras vezes! Então, porque não mamãe?
Recado para o Tatá: Meu amor, dias em claro são punks, mas o pior mesmo é ver você não conseguindo respirar direito. Então tudo vale para te deixar mais feliz! E o bom mesmo é que finalmente conseguiu dormir melhor depois dessa sauna aromática! Te amo.
Muito diver, adorei a sua liberdade!
ResponderExcluirEssa brincadeira tem pelo menos uma vez por semana aqui em casa, o Tatá ama, e como é super fácil seu banho sempre fica divertido!
Excluir