Queria comprar para o Tatá aqueles brinquedos maravilhosos de madeira que imitam legumes, frutas,etc., mas quando entrei na loja de brinquedos caí dura para trás. Um único conjunto com 4 pequenas peças custava mais de oitenta reais! Uau! Sei que a madeira é de lei, a tinta é atóxica, o trabalho do artesão vale muito, mas o Tatá nasceu numa família de posses amorosas apenas...kkk
Então pensei..hum tenho que dar um jeito nisso! E num final de noite corri na edícula, peguei umas caixas de papelão, os últimos papéis coloridos, o rolo de durex e por poucos centavos o Tatá ganhou a oportunidade de brincar dentro dos conceitos da vida prática.
Na manhã seguinte com tudo pronto coloquei algumas coisas que tinha: cebola, batata, cenoura, beterraba e limão, uma chaleira e uma peça indiana!

De imediato ele foi para o jogo do faz de conta, agora ele tinha seu próprio fogão e sua geladeira exclusiva!
Conforme ele pegava os alimentos falava "nenêm", "nenêm", ou seja, na cabeçinha dele estava fazendo uma sopa igual a música do grupo "Palavra Cantada".
Todos os alimentos ele sabia o nome, não errou nenhum, isso se deve em parte por me ver fazer almoço e classificar os legumes (sempre conversei com o Tatá sobre tudo o que estou fazendo, acredito que o resultado seja sua fácil assimilação das palavras e incorporação de um vasto vocabulário).
Ah sim, também havia colocado uma embalagem de vagem dentro do forno e quando ele abriu a surpresa foi ótima! Adorou!
Dentro da geladeira eu havia colocado a peça indiana de chá, foi outra festa quando viu aquilo tudo!
Como sua geladeira e fogão são leves, ele carregou para vários cantos, e em cada um deles voltava a brincar de cozinheiro.
Não só brincava de fazer a comida, como brincava de fingir comê-la! Um outro motivo para dar às crianças o alimento para brincar é que ela desenvolve seus sentidos como o olfato para ver se o alho é cheiroso, o paladar para sentir o gosto de um chuchú, o tato para descobrir as dobras de um pimentão, enfim, há muitas vantagens dessa brincadeira ser feita com os alimentos reais.
Pegava a colher e mexia dentro da chaleira, ou me servia chá e brindávamos juntos.
Neste dia ele simplesmente brincou a manhã inteira, inclusive na frente do skipe para servir a vovó com a "Sopa do nenêm"!
Como tudo é permitido no seu mundo, o conjunto de chá virou o conteúdo de mais um prato!
E os botões do fogão obviamente que fizeram parte de toda a brincadeira.
Brincadeiras/atividades desse tipo desenvolvem os conceitos da vida prática que são fundamentais para o desenvolvimento emocional e social da criança, é no faz de conta que ela entende como funciona o mundo, e a reprodução do cotidiano vai ensinando como se comportar em sociedade.
Menino brincando de fogão? Porque não mamãe?
Imagine um mundo sem o loiríssimo Jamie Oliver ou o Buddy Valastro do Cake Boss, que adoro!
Agora imagine todas as mulheres com companheiros chefs de cozinha preparando lindos jantares românticos. Hum...
Viver num mundo onde o menino não pode aprender a cozinhar ou brincar de faz de conta com panelinhas é alimentar o ciclo machista e preconceituoso.
Recado para o Tatá: Meu amor você terá sim uma mãe que vai incentivá-lo a ter noção de como funciona a rotina de uma casa (cozinhar, lavar, limpar,etc.), mesmo porque se um dia você for morar sozinho em alguma experiência de estudo ou profissional precisará saber como lidar com isso. Não quero ver você dependente do fast-food e de prestadores de serviços. Te amo.
Ah, e antes que me critiquem, o logo da cerveja ficou porque o papel havia acabado (sem radicalismos!)...kkkk
Adorei Lesly! Essa vou fazer
ResponderExcluirQue bom que gostou Luana, manda ver aí na sua casa e depois nos conta! Bjs
ResponderExcluirPosses amorosas é demais!hehe!aqui em casa vai no estilo!A ideia do fogão é maravilhosa e olha tbm nao tive coragem de comprar um pro meu filho, caro demais!Ja sei o que fazer com umas caixas de papelão que tenho aqui!
ResponderExcluirBeijos Pri
kkkk que legal Pri, acho que com boa vontade e criatividade não é necessário dar um monte de brinquedos caros para os babys, reciclar além de fazer bem para o bolso faz bem para uma educação consciente. Bjs
ResponderExcluirAmei Amei!!!Estou Adorando o seu Blog esta abrindo a minha cabeça para varias posibilidades!!!
ResponderExcluirFico feliz que nossas brincadeiras estejam te inspirando. Manda ver, faz tudo que gostar e depois me conta! Beijos
ResponderExcluirAdorei seu site! Continue assim, por favor!
ResponderExcluirObrigada Nieta! E você continue por aqui! kkkkk Beijos e boas brincadeiras!
Excluir